terça-feira, 19 de outubro de 2010

Privatize-se!


A RTP, tem sido, ano após ano, década após década, a voz do dono. Os seus programas de "informação", género Telejornal ou Prós & Prós (*), limitam-se a fazer o frete ao poder e são a antítese do que é um jornalismo de factos, de contraditório, de fact-checking.
A RTP em nada se distingue, no que é essencial, da oferta televisiva e radiofónica dos outras televisões e rádios, como é exemplo a figura acima retirada hoje mesmo do site da RTP.
A RTP tem sido um sorvedouro gigantesco de dinheiros públicos, ou seja, dos contribuintes, que vai fechar as suas contas de 2010 (segundo o Correio da Manhã) com um défice de 801 milhões de contos.
A RTP é um dos exemplos da mistificação estatista que nos assola - e que nos esfola - e que nos engana sistematicamente quando o governo se propõe reduzir as indemnizações(?!) "compensatórias" a atribuir à RTP em 2011 ao mesmo tempo que aumenta, no mesmo montante, a contribuição da taxa do audiovisual (na realidade, mais um imposto encapotado que vai aumentar 29,3%) cobrada na factura de electricidade.

Morra a RTP pública, morra! Pim.

(*) - Devida vénia ao João Gonçalves

Sem comentários: