quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Sinais de receio de Ron Paul

Michael Lind acusou ontem libertários, como Mises e Hayek, de serem lenitivos para com adeptos de regimes autocráticos. Para sustentar essa acusação, Lind cita a seguinte passagem de Mises, retirada da obra Liberalismus, escrita em 1927:
"It cannot be denied that Fascism and similar movements aimed at the establishment of dictatorships are full of the best intentions and that their intervention has for the moment saved European civilization. The merit that Fascism has thereby won for itself will live on eternally in history."
É o que basta a Lind para "arrumar" Mises como um adepto de Mussolini. Independentemente do facto, não assinalado por Lind, que Mises, de origem judia, ter tido que fugir da Europa para os Estados Unidos em 1940 (via Lisboa, por sinal), é velho o truque da extracção de um específico trecho de um texto para distorcer o que o autor verdadeiramente defendeu, na própria obra citada.

Se consultarmos o livro digitalizado a páginas 73-74 (de onde foi extraída a passagem citada), veremos a canalhice intelectual a que Lind se propôs. Como Jason Kuznicki remata, a propósito deste episódio: "The word I’d reach for wouldn’t be “fascist.” It would be “prophetic.” Especially given that these words were written in 1927".

Se me atrevesse a adiantar o palpite para a razão de ser de tão miserável mistificação, diria que Ron Paul está mesmo a assustar muita gente.
_______________
Leitura complementar: Libertarians in jackboots? por Roderick Long

Sem comentários: