quinta-feira, 2 de julho de 2015

Futuro alternativo


Possibilidades e alternativas nos serviços de poupança e de pagamentos

Fomos traduzindo, ao longo dos últimos meses (ver a primeira e última partes), a reflexão levada a cabo por Ken Griffith na defesa de um padrão-ouro livre. A base da sua reflexão assenta, julgo, tanto numa compreensão equilibrada e realista dos valores da Liberdade e livre mercado, como na sua experiência profissional em encontrar meios de facilitar o desenvolvimento das relações económicas entre os diferentes agentes.
Quem foi seguindo essa reflexão lembrar-se-á da história das diferentes tentativas para criar um meio, uma plataforma que fosse, simultaneamente, potenciadora de mais Liberdade nos mercados globais e também uma linha de defesa face a governos sedentos de receita. Para além da intermediação forçada da indústria financeira. 

Simplificando muito, o que se pretendia através dos projectos elencados nessa reflexão era criar uma nova rede de serviços financeiros e de pagamentos, eliminando os custos actuais da intermediação, assim facilitando dinâmicas independentes de empreendedorismo económico. Podendo, esses projectos, também constituir-se como novos modos de fazer poupança.
Estas intenções eram pensadas e projectadas estando ancoradas num grande pilar de sustentação: a sua ligação ao ouro - que é a medida padrão, por excelência, da energia e valor económicos -, como garante dos valores da independência e credibilidade fundamentais na concretização de projectos económicos em ambiente de Liberdade.

Recentemente, concretizou-se aquilo que pode tornar-se o mais sério passo na criação de uma dessas plataformas e alguns meios de comunicação deram disso sinal (ver aqui também).
A BitGold adquiriu a Goldmoney e criou um serviço de pagamentos em ouro usando a tecnologia bitcoin. Os detalhes quanto ao serviço são promissores e a página tem, inclusive, versão portuguesa.
Para compreender em que consiste este serviço e esta plataforma – os seus princípios, vantagens e custos – pode ouvir-se esta entrevista aos dois grandes responsáveis pelo desenvolvimento desta plataforma – Roy Sebag e James Turk.

Que tal colocar-se a si próprio – livre e responsavelmente – no padrão ouro?


Sem comentários: