domingo, 21 de novembro de 2010

Japão - 20 anos de declínio ou estagnação


Que é feito do Japão? O que aconteceu à gigantesca economia oriental construída sobre os escombros de um país literalmente exangue após a sua derrota na II Grande Guerra e que ainda este ano sofreu a humilhação de ser ultrapassada pela economia chinesa? O que aconteceu para que tivessem desaparecido dos escaparates mil e um livros de "gestão" a explicar o gene japonês por detrás dos incontáveis e "insuperáveis" sucessos das grandes companhias? Que raio aconteceu para agora até a Toyota proceder à recolha massiva de centenas de milhar de automóveis por defeitos de fabrico? Que é feito da Qualidade Total? Do Just-In-Time? Do kaizen (melhoria contínua)? Do compromisso para a vida da empresa para os seus colaboradores e vice-versa? Etc.

A Der Spiegel, na versão inglesa trás esta semana um artigo de fundo que recomendo ler para se perceber a extensão do problema que vai corroendo o que se julgavam ser os factores de coesão social diferenciadores dos japoneses.

Este assunto é, a meu ver, particularmente relevante pois também nós portugueses estamos estagnados há uma década e há muitos que temem que os EUA possam transformar-se num outro Japão, ou seja, que também possam entrar num coma prolongado.

A figura abaixo, da The Economist, dá uma pista para a inquietação de muitos, que eu próprio partilho.


Sem comentários: