domingo, 19 de junho de 2011

O Movimento Social Liberal (corrig.)

Lendo o nóvel Padrão-Ouro, tive indicação para ir até ao Porco Capitalista. Aí chegado, dou-me conta da existência de um Movimento Liberal Social (e não Social Liberal...) com uma proclamada declaração de princípios.

Não sendo um doutrinário, creio existir uma contradição, insanável no limite, entre o "liberal" e o "social", ficando talvez mais claro para todos que assim é quando somamos o sufixo "ismo" aos ditos. Sem surpresa, a declaração supra remete para a Declaração Universal dos Direitos Humanos onde a tentativa de igualar (pôr ao mesmo nível) direitos naturais como o direito à vida, à liberdade de expressão, à liberdade de movimentos ou à detenção e defesa de propriedade com "direitos" ao emprego, à habitação, à educação, à segurança social, etc., o resultado só pode ser - e é - tantas vezes em nome dos segundos, o da desvalorização dos primeiros. Os imanentes à condição de humanos.

Dito isto, não deixo de ficar contente que haja mais pessoas que digam compreender - e o escrevam(*) - que não pode haver mais e melhor emprego sem que haja primeiro, mais e melhor economia (ao contrário dos sindicalistas trogloditas que temos). E que abracem a epistemologia dos problemas não através da manifestação dos seus efeitos mas pela compreensão das suas causas.
_________
(*) -  Se Portugal não gerar riqueza e não crescer economicamente, não irão haver [sic] empregos e muito menos os empregos bem pagos que ambicionamos.

Sem comentários: