terça-feira, 20 de março de 2012

Novo exemplo de caminho-de-ferro negativo (*)

É hoje notícia a decisão dos EUA passarem a aplicar tarifas alfandegárias sobre os painéis solares exportados por empresas Chinesas alegando a prática de dumping, isto é, supostamente, a venda a um preço abaixo do custo. Vejamos, então: os chineses suportam um prejuízo na venda dos seus produtos e os consumidores americanos nem sequer os agradecem do facto de, assim, poderem dispor de painéis solares a um preço mais favorável? Obama devia era atribuir-lhes uma medalha pelo esforço demonstrado no combate ao aquecimento global! Mas não. Obama prefere - e aqui, como abundantemente tenho procurado demonstrar, não há nenhuma novidade - que a energia eléctrica seja mais cara que mais barata. Mesmo se de origem solar!
______________
(*) - O título do post é uma referência directa ao curto, mas famoso, ensaio de Frédéric Bastiat onde demonstra, uma vez mais o absurdo económico das teses proteccionistas.

1 comentário:

RioD'oiro disse...

Obama já não sabe para onde se virar:

http://wattsupwiththat.com/2012/03/19/president-no-longer-worried-about-co2-focus-on-alternative-energy-is-economic-says-obama-no-mention-of-climate/

.