sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A polícia do Pré-crime e do Pensamento na América de Obama

Orwell, em 1984, antecipou a thinkpol (polícia do pensamento). No filme "Minority Report", de Steven Spielberg, a brigada policial PreCrime prendia criminosos antes dos crimes serem cometidos a partir Da presciência de três "Precogs". As redes sociais surgiram posteriormente a estas obras. Mas foi por uma página privada, no Facebook, que tudo terá começado.

Aqueles "ingredientes" (não sei quem seriam os "Precogs") estiveram reunidos na prisão e confinamento psiquiátrico, durante 6 dias, do ex-marine de 26 anos, veterano das guerras do Iraque e do Afeganistão, Brandon Raub, arrastado de sua casa no dia 16 de Agosto, em tronco nu, sem que tenha sido alvo de qualquer acusação. Presentes estavam elementos de três corpos policiais: a polícia local, agentes do FBI e dos Serviços Secretos. Finalmente, ontem, 5ª feira, um juíz declarou a sua detenção "inválida" e Brandon foi libertado.

Dirão uns que se tratou de um episódio singular e, portanto, sem significado. Discordo. Não tivesse a mãe de Brandon imediatamente recorrido ao poderoso amplificador da internet para contar o o que se tinha passado com o seu filho e colocasse o vídeo da sua prisão online, o que possibilitou a rápida intervenção do Instituto Rutherford e a defesa legal do ex-Marine, e talvez quase ninguém tivesse sabido de nada durante muito tempo (lembram-se de "A Troca"?). Proponho-vos pois ouvir o presidente do Instituto, John W. Whitehead sobre este assunto. Partilho a qualificação de Whitehead: chilling.

1 comentário:

Maurício Porto disse...

Meu caro Eduardo F., muito obrigado por seu comentário na minha postagem. 0289 - A ONU e o “Desenvolvimento Sustentável” pós-2015. Não sei se você leu minha resposta mas, isso não tem a menor importância. O mais importante, para mim, é lhe dizer que eu concordo "quase" com todas as suas postagens, as quais leio praticamente, todos os dias e este "quase" é muito pequeno! Envio-lhe o meu e-mail, pois gostaria, e muito, me corresponder com você, não por comentários. Escreva-me, peço-lhe! O meu e-mail é: josemauricioporto@gmail.com
Abraços e Parabéns pelo seu Blog!!!
Maurício Porto.