quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Radar

"Acumulam-se os relatos de investigações feitas aos maiores bancos do mundo. Das taxas interbancárias à negociação de futuros monetários, não deixando de parte as intervenções ilegais no mercado dos metais preciosos (aqui e aqui). Os verdadeiros negócios que estas "empresas" fazem devem ser de tal magnitude que permitem fazer face às multas como se de um simples custo de operação se tratasse.
Seguramente, desconhecemos muito do que se passa.
Fazer perguntas incómodas? Manter espírito crítico face à "realidade depurada"? "Isso é para amantes de teorias da conspiração".
Claro.

2 comentários:

JS disse...

Aonde é que já ouvimos isto?.

"... Indeed, the government doesn’t even force the banks to admit any guilt as part of their settlements. ..."

http://www.zerohedge.com/news/2014-11-12/big-banks-busted-massively-manipulating-foreign-exchange-precious-metals-%E2%80%A6-and-every

Saudações, tristes.

LV disse...

Caro JS,

Tristes, de facto.
Mas receio que seja assim: são os bancos que hão-de estar a dizer o que investigar (mostrando apenas o que querem, veja-se o nosso caso BES. Ou BPN. Ou...) e que penalizações (apenas uma palmada no pulso, como dizem alguns) vão pagar.
Digamos que os bancos "cedem" aí - mostrando-se ofendidos e condoídos -, para passar a ideia de que também estão a "pagar a consolidação". E há muita gente que acredita nisso.
E assim continuam eles a "negociar" seja o que for, numa posição de privilégio.
Não acredito que "a música e as cadeiras" sejam eternas. Há um limite.
Quando chegamos a ele? (note-se não é "se", mas "quando")
Não sei.

Teimosas saudações,
LV