quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Radar

Pode um produto esgotar-se por excesso de procura e o seu preço descer?
Pode. Basta que seja um metal precioso, que possua uma história e propriedades únicas. E que seja objecto de interferências por parte das várias partes interessadas neste jogo de papel.
Aproveitar a oportunidade para comprar prata (ou ouro, tanto faz) pode revelar-se mais difícil. A U.S. Mint esgota inventário dada a procura desenfreada - ver aqui e aqui.
"Não há nada para ver aqui. Continue."
Pois...

4 comentários:

Anónimo disse...

Bear Market portanto mesmo nada a dizer.
Se o petróleo continuar com a tendência que iniciou mais barato tb serão os metais preciosos. 9$ aqui vamos nós

LV disse...

Caro Leitor Anónimo,

Não sei a que se refere quanto aos $9. Se à prata ou ao ouro? Presumindo que seja a prata, veja o seguinte:

- o custo de produção da prata mais baixo aqui pelo ocidente ronda os 14 dólares na América do Sul; já pela China a produção de prata consegue ser levada a cabo a 9 dólares; terá sido por isso que referiu os 9 dólares?

- no caso da quebra do preço do petróleo, isso vai, indiscutivelmente, reflectir-se nos custos de produção, mas tenho dúvidas que mude substancialmente os números referidos atrás;

- tomando os actuais preços dos metais, muitos projectos de exploração e produção (pequenos e médios) vão parar; e, na eventualidade da correcção ser mais acentuada, então também os maiores vão sentir-se; parar o processo de produção de uma mina implica, necessariamente, uma paragem de, no mínimo, dois anos para retomar a produção; consegue antecipar o que isso significa? no contexto de uma procura crescente?

- evitando sempre as armadilhas técnicas, digo-lhe, todavia, o seguinte: "bear market"(ou algo parecido) a existir é cíclico e perfeitamente dentro de dinâmicas que alguns chamam de "secular bull market".

Não podemos esquecer o papel monetário dos metais e se levarmos isso em consideração na análise do que se passa nos mercados considerados de modo mais alargado, então, a preocupação com a volatilidade é própria apenas de quem tem, como referência, o curto prazo. Os males são de tal magnitude.

Em conclusão, digo apenas que só lamentarei os 9 dólares para a prata, porque eles vão corresponder à impossibilidade de adquirir mais. E o mercado, nessa altura, deixará de existir. Esse vai ser o prémio para os "jogadores principais".

Saudações,
LV

Anónimo disse...

Vi um doc interessante sobre o tema dos metais preciosos e deixo aqui o link poque no fundo somos espectadores interessados.

http://www.youtube.com/watch?v=Zt2nm-AZDKc

LV disse...

Caro Anónimo,

Saúdo o contributo, o interesse e a partilha.

Saudações,
LV