quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Duvidosa racionalidade

"A irracionalidade da política", Michael Huemer

Nesta breve palestra são explorados alguns argumentos que suportam os processos políticos de hoje. Julgo que a exploração dos paradoxos associados a estes processos (que sob a capa de racionais, exigem na prática o seu contrário) são muito adequados no contexto das narrativas de justificação do regime democrático.
De notar, como inegável prova de que a narrativa está refém de uma posição ideológica, as diferentes reacções do público. Que começa a rir e a celebrar a referência à luta contra o terrorismo, mas que parece contrafeito logo de seguida. O orador supreendeu a audiência claramente.
Surpreenderá os nossos leitores?


3 comentários:

Eduardo Freitas disse...

Caro LV,

Excelente proposta de reflexão aguçada pela arguta observação referente à "expressão vocal" da assistência!
De facto, o mercantilismo continua bem pujante entre nós (ainda que algo mais disfarçado se nos reportarmos aos tempos da famigerada "estratégia de crescimento baseada na substituição de importações" consagrada no Plano nas gongóricas "Grandes Opções" anuais). Basta ter presente o maléfico consenso a que sucumbimos relativamente às supostas "poupanças" que as "energias verdes" proporcionariam.

Atrever-me-ia também a reforçar a sugestão de leitura do excelente livro de Bryan Caplan que o palestrante refere para o final da apresentação -
The Myth of the Rational Voter: Why Democracies Choose Bad Policies -, livro que já ocupou em tempos a vitrina desta "página interessada".

Saudações,

Eduardo Freitas

LV disse...

Eduardo,

Faz muito bem em reiterar a referência a Brian Caplan.

Quanto à reacção dos auditórios ao questionamento das "vacas sagradas" do consenso ideológico, autorizo-me a imaginar o que aconteceria caso um pensador como Huemer por aqui andasse. Que andasse por este rectângulo atlântico a confrontar intelectuais, políticos e especialistas acerca das suas crenças que, apesar de profundas e abrangentes, não resistem à mais simples análise objectiva.
E o caso grego (bem como o "cozinhado" europeu que lhe seguiu) seriam um tema tão rico.
Ou as mais recentes regurgitações dos especialistas em educação acerca das retenções...
A lista de temas, de repente, começa a aumentar. Mas fico por aqui.
Interessado, como convém.

Saudações,
LV

JS disse...

Excelente selecção. Mais uma vez obg.
Só receio estar a incorrer no (mencionado) vício de procurar (aqui) as fontes que agradam à minha forma de pensamento. :-) Paciência. Afinal,

"...Rationality is costly.
It preventes us from believing what we want to believe.
It requires effort to overcome biases....".

Saudações.