quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Pearl Harbor - uma narrativa alternativa

7 de Dezembro de 1941. A data do ataque japonês à frota americana estacionada em Pearl Harbor evento a que se sucederia a entrada (oficial) dos EUA na II Grande Guerra.

O livro na figura, dado à estampa em 2010, ousa apresentar uma narrativa, documentada com uma minúcia de que não recordo paralelo, que em muito diverge da versão oficial que os gatekeepers vêm mantendo apesar da muita evidência em contrário. Não é uma obra de um historiador mas sim de alguém que, tendo participado como chefe de gabinete da minoria republicana do Comité Conjunto do Congresso que investigou os acontecimentos de Pearl Harbor entre 1945 to 1946, dedicou boa parte do resto da sua vida a tentar perceber o que realmente aconteceu. As suas massivas 900 páginas constituem um libelo contra Franklin Delano Roosevelt e a consequente ilibação do Almirante Kimmel (comandante da frota estacionada no Hawai) e do General Walter Short (comandante do exército no Hawai e responsável pela defesa do arquipélago) que, muito convenientemente, foram apontados como os culpados pelo desastre militar.

Para quem esteja interessado num exercício de história revisionista, aconselho vivamente a leitura deste livro. Paara fomentar o "apetite", este texto de Robert Higgs pode constituir um "aperitivo" ao aprofundamento deste tema. Este outro, também de Higgs, fez-me recordar o que sempre me esqueço: os aniversários. E este aniversário, em plena crise provocada pelo novo dump do Wikileaks, parece-me bem a propósito.

Sem comentários: