terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Moedas de prata batem recordes em 2013

American Silver Eagle
A forte procura de prata para efeitos de investimento em 2013 impulsionou as vendas de moedas de 1 onça (bullion coins) de prata para recordes históricos e, segundo The Silver Institute, são muito animadores os primeiros indicadores para o ano de 2014. Os dados demonstram um interesse continuado por parte dos investidores.

Os dados relativos à U.S. Mint (Casa da Moeda americana) revelam a venda de 42,675,000 unidades da moeda "American Silver Eagle" em 2013. Estes dados demonstram um aumento de 26% face a 2012 e marcam um ano recorde desde que a U.S. Mint iniciou a produção desta moeda de 1 onça (oz) em 1986.
O interesse nas moedas de prata foi igualmente robusto noutras partes do globo. As vendas da austríaca "Wiener Philharmoniker" em prata aumentaram 63% em 2013. A canadiana "Silver Maple Leaf" registou um aumento nas vendas de 60% e a australiana "Kookaburra", por sua vez, aumentou 41%.
As compras continuam este ano. Até à data, em 2014 já foram vendidas 6,500,000 unidades da moeda "American Silver Eagle". Michael DiRienzo, Director Executivo do The Silver Institute afirma que "os revendedores relatam um apetite voraz dos investidores em adquirir produtos em prata, sejam moedas ou barras." A prata tem sido, historicamente, um dos meios menos onerosos de possuir metais preciosos. "São várias as razões para justificar o apelo da prata: é um bom meio de reserva de valor, é um componente indispensável para a indústria e um bem desejado pelos consumidores atentos às tendências da moda, dada a sua beleza", concluiu DiRienzo.

2 comentários:

SAC disse...

O metal precioso prata é de facto apelativo, por muitas das razões que explicou, mas em contraciclo com esse apelo estão os implacáveis impostos que sobre ela recaiem.
Uma alternativa é a compra com armazenagem fora de portas, mas aqui a dúvida assalta-me o espirito?!?! Pagar IVA e ficar com o produto em meu poder, ou armazenar no exterior assumindo os riscos da distância e de intermediários pelo meio???

LV disse...

@SAC,
Efectivamente a prata tem essa particularidade. Aliás bem estranha quando comparada com a ausência de taxa sobre o ouro. A justificação para esta diferença diz muito do que se tem passado no mercado dos metais de há, pelo menos, 100 anos a esta parte. Mais gravoso é o facto de algumas moedas serem de prata e terem valor e estatuto monetário garantido pelos respectivos bancos centrais e, ainda assim, serem taxadas em sede de IVA. Inacreditável contradição dos apaixonados colectivistas que marcam as nossas vidas económicas.
Quanto a soluções para esse problema, elas correspondem ao que indica: aquisição e guarda segura em localizações geográficas que isentam o pagamento de IVA, por um lado (e há soluções seguras e fiáveis em número crescente);
por outro lado, pode sempre adquirir prata através de empresas de retalho alemãs que estão a contornar o recente aumento de IVA (para 21%) mantendo os anteriores 7% . Em ambos os casos, há soluções seguras e de confiança.
Importa ter presente que a prata tem uma volatilidade superior ao ouro e não é para corações fracos que desejam investir para ganhos imediatos e seguros. Agora que o potencial é muito animador, lá isso é.
Qualquer dúvida ou comentário, não hesite.
Saudações,
LV