sábado, 16 de novembro de 2013

Dos autoproclamados e extenuantes sacrifícios dos governantes

Dei-me conta1 que um dos textos tipificados como "argumentativos" que, supostamente, ajudaria a preparar os alunos do 11º Ano para o estudo do intemporal Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira, é um discurso de Barack Obama, proferido em 12 de Setembro de 2009, na abertura do ano escolar. Desse discurso, extraí o seguinte excerto, nitidamente inspirado numa indígena criatura, também ela tecnologicamente parola, cujo-nome-não-estou-interessado-em-repetir, que creio merecer devida reflexão (meus realces):
"Estou a trabalhar duramente para equipar as vossas salas de aulas e pagar os vossos livros, o vosso equipamento e os computadores de que vocês precisam para estudar. E por isso espero que trabalhem a sério este ano, que se esforcem o mais possível em tudo o que fizerem. Espero grandes coisas de todos vocês."
_______________________
1No livro "Plural 11", da Raíz Editora, 1ª edição, 3ª reimpressão

1 comentário:

LV disse...

Eduardo,
Deixando de fora a dimensão, digamos, substantiva do discurso (logos), este excerto muito pode dizer quanto às paixões (pathos) e ao carácter de ambos os oradores de quem o Eduardo se lembra, mas não quer nomear. Em ambos os casos, a natureza manipuladora dos seus exercícios de oratória é paradigmática.
Outro detalhe, que o Eduardo buscou evidenciar, é o facto destas pérolas serem apresentadas aos estudantes sem enquadramento crítico. Estou seguro de que esse enquadramento não existe na apresentação destes conteúdos (as referências ao aquecimento global antropogénico seriam outro grande exemplo).
O detalhe de sublinhar a dívida do povo para com estas inteligências - "estou a trabalhar… e a pagar os vossos livros…" é um exemplo perfeito do mal moral, ao introduzir uma forma de captar as consciências das gerações vindouras para dentro do círculo totalitário do sentido da acção humana.
Aterrador. Ou exemplar descalabro ético como o Eduardo o identifica.
Estão os pais anestesiados?
Saudações,
LV