quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Propostas de redução da despesa pública III

Talvez eu esteja enganado e esta ideia até ter sido boa. Ainda continuo convencido que tenho razão mas a ideia pegou lá pelos lados do Jornal de Negócios.

Como seria de esperar, a proposta de redução do número de deputados à Assembleia da República, actualmente de 230, vem "à cabeça". Por recurso a, como agora se diz, "benchmarking" eis que surgem as capitações critério que, por sinal, até não nos faz estarrecer (bem melhor que nas freguesias). Sucede, porém, que  a qualidade média dos nossos deputados não anda muito longe do que aqui se evidencia e que aliás, no caso concreto, já tinha sido sublinhado

Por fim, atendendo a que uma redução muito acentuada no número de deputados, mesmo com a inclusão de um círculo eleitoral nacional, tenderia a provocar uma verdadeira revolução de "secretaria" na representação parlamentar, parece-me razoável - até pela simples razão que a Constituição já o permite - adoptar o limite minimo (180) do número de deputados que o texto constitucional já consagra.

Sem comentários: