sexta-feira, 29 de abril de 2011

A coragem de dizer a verdade em voz alta

Silva Rodrigues, CEO da Carris, falando a título individual, no evento final do movimento "Mais Sociedade", diz que sector dos transportes "está à beira do abismo". Alguns excertos(realces meus):

"Há má gestão? Claro que há má gestão nalguns casos. Existe sobretudo má gestão do accionista [Estado], existe sobretudo uma grande irresponsabilidade dos responsáveis políticos."
"O sector está à beira do abismo [16 mil milhões de euros, cerca de 9,5% do PIB]  mas isso não surpreende, não pode surpreender ninguém. Há muitos anos que caminhamos para a beira do abismo. É uma verdadeira bola de neve que está a rolar a uma velocidade vertiginosa, sabíamos todos que ia esbarrar contra uma parede um dia, mas não esperávamos que a parede fosse a situação que vivemos agora."
Entre os principais problemas que identificou, está o sistema complexo montado nos transportes públicos, explicando que existem em Lisboa "mais de 500 títulos diferentes", uma base tarifária média "muito inferior ao custo médio por passageiro" ou a política dos chamados passes sociais, que diz "não têm critérios sociais".

Sem comentários: