terça-feira, 10 de julho de 2012

Manipulações

ACTUALIZAÇÃO: Libor [Lisbon Interbank Offered Rate] Demystified
________________________
Vai por aí algum escândalo relativamente a alegadas manipulações do mercado por parte de alguns bancos, nomeadamente, o Barclays e o Deutsche Bank, o que levou até ao interesse especial do Esquerda.net sobre o assunto, relativamente à formação de um dos indexantes mais importantes na determinação da taxa de juro do mercado interbancário - a LIBOR.

Uma primeira observação quanto à acusação indeterminada dirigida a "bancos". O que estará em causa, certamente, será a actuação de traders bem identificados eventualmente funcionando sob coordenação de alguns (eventualmente "muitos") responsáveis d(n)os bancos. Uma segunda observação para recordar que em mercados que transaccionam milhares de milhões é virtualmente impossível a indivíduos, associações de indivíduos e até enormes organizações privadas como um bancos da dimensão dos referidos, conseguir fixar preços de mercado. (O cartel há mais tempo em funcionamento contínuo no mundo - a OPEP - nunca o conseguiu de forma estável pois os parceiros passam boa parte do tempo a torpedear o que combinaram anteriormente entre si na reunião imediatamente anterior).

A única entidade que tem a capacidade de fixar preços nos mercados monetários, ou pelo menos de os influenciar de forma determinante, são os bancos centrais. Esses sim, são os verdadeiros manipuladores. E geralmente não respondem perante ninguém (veja-se, por exemplo, a luta titânica de Ron Paul para levar a cabo uma auditoria ao Fed) e mesmo quando o fazem, parece existir nos media uma espécie de rendição mental e intelectual perante o suposto saber supremo e os intuitos puramente altruistas de tais entidades no prosseguimento da sua sageza. Como escreve Robert Wenzel em Here's Why the Left is Pumping Up the LIBOR Scandal...:
The only monsters in the market that can really push rates around are the central banks, since they can increase or decrease the money supply. Commercial banks ultimately have to price according the the market rates after the central banks manipulate the market.
Parece-me que é a nós - aforradores e contribuintes - que querem manipular. Como aliás é costume.

Sem comentários: