terça-feira, 11 de junho de 2013

Dos cafés de Silves aos bares e restaurantes dos EUA

Há aí uns 4 ou 5 anos atrás, de visita a casa dos meus pais, durante as férias de Verão, dei conta de uma conversa entre o meu pai e a minha mulher. Sustentava ele, asseverando que tinha chegado àquele número depois de porfiada e demorada contagem entre ele e os seus amigos que Silves, terra de onde todos eles eram naturais e lá residiam há muito, uma cidade de cerca de 11 mil habitantes (de acordo com o último censo), tinha mais de 100 cafés/restaurantes!

Aceitando aquele "recenseamento" como correcto, uma simples conta de dividir (conta de economista, como costumo designar aquela operação aritmética), levava à conclusão da existência  à data de um "café" por cada 110 habitantes!

Isto poderia ser um intróito para deixar correr o economês e produzir mais uma arenga acerca dos bens não-transaccionáveis face aos bens transaccionáveis. Vou poupar o leitor a semelhante divagação. Limitar-me-ei a ajudar a difundir um gráfico, retirado daqui. Creio que este é um daqueles casos - é certo que muito raros - que são capazes de provocar epifanias até mesmo às mais empedernidas cabeças (e não lhes assiste senão razão para desconfiarem dos economistas do mainstream).

Ei-lo. Talvez agora possa ficar mais clara a profunda e duradoura malaise por que passam os Estados Unidos.

Clicar na figura para ver melhor

1 comentário:

Lura do Grilo disse...

Já uma vez tinha feito umas contas em cima do joelho sobre o número de restaurantes em Portugal (e não sou economista): era um número pavoroso que só uma procura desenfreada e pouco racional ao almoço fora de casa podia sustentar.