segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Malabarismos


Podemos trocar o chapéu pela boina com o acrónimo BCE. Ou BoJ. Ou... bem, com o nome de qualquer banco central que anda a fazer malabarismos.

4 comentários:

Lura do Grilo disse...

Muito bom!

LV disse...

Caro Lura do Grilo,

Os malabarismos estão a alcançar um risco desmesurado.
As recentes declarações do governador do Banco do Japão são a admissão mais evidente de que tudo o que se tem feito nos últimos sete anos aqui pelo Ocidente (no Japão já mantêm políticas de facilitamento e intervençãp monetária a mais tempo) não fazem nada para resolver os problemas económicos e financeiros. Que as próprias políticas dos bancos centrais e governos criaram.
Provavelmente - é possível identificar até esta admissão! - os programas de QE até têm agravado esses problemas. E é por isso que estas "autoridades", estes curadores, têm de manter políticas de comunicação intensas e prolongadas. Para manter o curso explicativo (alimentando o entorse perceptivo) e dirigir a narrativa de compreensão, já que assim garantem (e têm-no conseguido) o pânico generalizado perante os riscos que corremos.
Até o leilão de obrigações soberanas japonesas que estava calendarizado para Março será cancelado. Atendendo ao nevoeiro em que vivemos ninguém detecta o que isto representa.
O nevoeiro do deleite. Só pode.

Saudações,
LV

Bate n-avó disse...

Aproveite para ver: http://www.nit.pt/article/01-13-2016-conheca-a-verdade-por-detras-de-a-queda-de-wall-street

LV disse...

Bate n-avó,

Excelente recomendação. Está na lista para ver, mas as urgências de agenda têm impedido.

Agradeço-lhe muito a recomendação.

Saudações,
LV