sábado, 30 de setembro de 2017

Testemunho histórico-político

"A política da identidade será sempre perdedora"

Partilhamos com os nossos leitores uma longa entrevista a Steve Bannon. Este documento histórico é assaz revelador das mudanças que estão a acontecer no domínio da análise, do exercício e legitimação do poder político.
Se me parece mais rápida a mudança nos Estados Unidos, ela também está a acontecer aqui pela Europa. Mas, atendendo às idiossincrasias europeias neste domínio, poderá revelar-se de um modo mais súbito e, dirão muitos, imprevisto.

Alguns dos temas e problemas analisados são:

- nomes e acções vitais na campanha de eleição de Trump;
- discurso popular ou populista?
- o erro de óptica que a abordagem mediática faz dos males do sistema político americano - atacando alguns agentes (que não encaixem no molde de entorse perceptivo dos media) e defendendo outros (cujas acções não podem, de resto, ser escrutinadas com objectividade);
- as tensões entre o status quo (político, financeiro e económico) e as forças de mudança (populismo e vozes dissonantes);
- as alianças e as obediências no espectro político americano actual;
- os problemas e paradoxos que povoam o partido republicano;
- novos sentidos para as alianças e obediências políticas;
- como se prepararam algumas das armadilhas à campanha de Hillary.

Este é um documento de inegável importância reflexiva. Tanto quanto à frontalidade e clareza na assunção de posições políticas, como da consideração das consequências dessas mesmas posições. Decorre, julgo, das palavras de Bannon o sublinhar de que o domínio da política é necessariamente o domínio da discórdia e do compromisso. Mesmo quando este parece impossível de obter. Recusando-se uma visão pacificadora (asfixiante?), tão intensa quanto paradoxal, do discurso politicamente correcto das democracias ocidentais.
Não será democrático permitir que estas ideias possam ser discutidas e avaliadas publicamente? Sem se recorrer à campanha de difamação, à mentira e ao assassinato de carácter?
Há em mim uma proximidade sentimental e filosófica desta última questão com o presente da situação política espanhola, por força da insistência catalã.
Quando se lêem "análises" destes episódios com títulos "estará tudo louco?", por exemplo, não será isso a inviabilização de uma discussão e de uma análise críticas e livres? Não serão estas análises, precisamente, concretizações de um entorse bem no cerne dos ligamentos democráticos? Num país de pobre tradição de discussão e reflexão críticas, estas análises não serão, precisamente, condicionantes da opinião pública? Em nome, justamente, da salvaguarda da democracia?

Divago?

Importa reflectir. Com sentido crítico.



3 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida. S. Bannon é um personagem interessante. E Trump também o é.

Bannon não é um teórico sentado numa poltrona de cabedal, lacinho borboleta, casaco de tweed, enxovalhada camisola de lâ e fumegante cachimbo na boca, delirando sobre visões políticas. Nem é um delico-doce cripto socialista consistentemente a enganar-se a si próprio.

Bannon não é um desmiolado hiperactivo activista, imoderado homem de acção, feito testa de ferro, levando tudo e todos à sua frente. Parar é morer.

Trump não é, nem por sombras, um político de carreira, um carreirista.

Não sabemos quem encontrou quem. Se foi Bannon quem encontrou um "homem de negócios", maturado negociador, Trump, com quem co-agir, ou se foi Trump que encontrou quem o sente na Sala Oval para por sua vez se rir, por último e melhor, das piadas de um imaturo PR Obama.

Até agora tudo tem sido um espetáculo interessante. Quem acha que há muita loucura por ali e desliga, não sabe o que perde.
Saudações, JS

RioD'oiro disse...

Há muito tempo que não trocamos galhardetes porque a vida (pelo menos a minha) não pára de dar voltas.

Mas este é um excelente artigo.

Abraço

LV disse...

RioD´oiro,

Quanto a voltas profissionais: por aqui também se dão algumas. E de "aterragem" algo violenta.

Apareça sempre.

Saudações,
LV