domingo, 29 de agosto de 2010

Da aprendizagem da vida


Pedro Passos Coelho (PPC) fez passar como sua a ideia de que Manuela Ferreira Leite só não ganhou as eleições legislativas de 2009 por manifesta e exclusiva inépcia.

"Batedores" de PPC chegaram mesmo (e continuam) a afirmar que as matérias de carácter não deveriam constar do debate político pois o efeito prático da sua exposição era o de conduzir à perpetuidade de Sócrates no poder (por exemplo, aqui).

As sondagens, favoráveis, que surgiram no 2º trimestre de 2010, reforçaram esta ideia. PPC ajudava o governo e quem perdia era Sócrates. Era fácil. Demonstrada ficava a justeza da acusação contra Ferreira Leite.

Eis senão, à medida que se vai percebendo que, afinal, e para grande surpresa de PPC (que se defronta pela primeira vez com o facto de Sócrates não cumprir os seus compromissos), os impostos sobem mas a despesa também (mais esta que aqueles), que os desastres se sucedem: o projecto-que-afinal-ainda-não-era de revisão constitucional demonstra à saciedade a ausência de doutrina por parte de PPC; o "calçadão" de Quarteira, feito de conversa oca, desfaz-se na primeira oportunidade (vide Expresso de 28-08-2010, "PSD admite cortes nas deduções dos 3 escalões [de IRS] mais altos").

Entretanto, Sócrates ganha fôlego. Ele sabe que a mentira, não exaustivamente exposta, lhe rende nas sondagens (e nos votos). PPC intui, pela primeira vez, que não vai ser fácil. Espero que tenha a sageza de contar com Cavaco e não permita que coisas como esta ou esta continuem por muito tempo. Caso contrário, que Rui Rio comece a fazer as malas!


Adenda: também publicado, com pequenas alterações, na caixa de comentários do Portugal dos Pequeninos.

Sem comentários: