sexta-feira, 19 de junho de 2015

Citação do dia (188)

Hoje, um punhado de governos usa o sistema Big Data (megadados) para identificar padrões comportamentais individuais para que alguns indivíduos sejam aniquilados.
Hoje, um punhado de fundos de risco usa essa mesma tecnologia para identificar padrões comportamentais dos investidores para que certos concorrentes sejam aniquilados.
Hoje, o sistema Big Data é, em primeiro lugar, um instrumento de recolha de informação social com um poderoso, ainda que intermitente, impacto naqueles indivíduos que são o alvo de um ataque de drones (aeronaves não pilotadas) ou investidores a tentar finalizar um determinado negócio.

Amanhã, um punhado de governos vai influenciar comportamentos e dinâmicas políticas, de um modo agregado, através da disseminação de pequenas informações que o sistema Big Data lhes dirá que será voluntariamente amplificado por determinados indivíduos, por forma a dinamizar “acções populares” de dimensão generosa, duração prolongada e origem difusa.
Amanhã, um punhado de fundos de risco vai influenciar “movimentos no mercado”, através da promoção de pequenas transacções que o sistema Big Data lhes dirá que será voluntariamente amplificado por alguns investidores, por forma a despoletar “dinâmicas conjunturais do mercado” de dimensão generosa, duradoura e cuja fonte seja, justamente, anónima.
Amanhã, o sistema Big Data será, essencialmente, um instrumento de controlo social ubíquo com um impacto poderoso em qualquer cidadão ou investidor.


Alguma informação acerca da tecnologia Big Data - ver aqui.

O amanhã é já hoje. Duvida? Mesmo?

Sem comentários: