quarta-feira, 30 de março de 2016

Importa-se de repetir?

A rapidez com que fazem passar a "realidade" tolda-nos a capacidade de percepcionar e compreender todas as dimensões do presente em que vivemos. Afinal este - não esqueçamos - não passa de um grande "Truman Show".

Considerem-se as seguintes palavras – que traduzo do artigo – do antigo responsável das Nações Unidas para as “Alterações Climáticas” (IPCC 2008-15), Ottmar Edenhofer:

“Todos temos de nos libertar da ilusão de que a política climática é política ambiental. A política climática não tem relação nenhuma com as preocupações ambientais, com problemas como a desflorestação ou a camada de ozono. O que fazemos [no IPCC] é uma redistribuição da riqueza mundial através da política climática.”

Fonte


Respire-se. Leia-se de novo.  Por momentos conseguimos ver para lá da cortina.

Nota aos Leitores:
A publicação tem sido parca aqui pelo Espectador Interessado. A riqueza avassaladora de detalhes decisivos do presente histórico global a que se junta uma fase profissionalmente mais difícil têm impedido a escrita e a partilha crítica de materiais, escritos e pensamentos com a regularidade que gostaria.
Mas, por aqui, a teimosia mantém-se. E por aí?

3 comentários:

Lura do Grilo disse...

Sintomático: de vez em quando a verdade vem ao de cima.

LV disse...

Caro Lura do Grilo,

Sintomático, de facto. De que a tese da "realidade" como "Truman Show" não é um produto de mentes distorcidas e apaixonadas por literaturas de cariz conspirativo.
E estas admissões, não obstante a sua gravidade, continuam a não ter impacto no sentido e na cadência dos diferentes actos da peça colectiva. O que, também por si, é outro sinal da orientação da percepção da realidade.

Saudações,
LV

JS disse...

Regrsso bem vindo.