terça-feira, 18 de outubro de 2016

Bitcoin e Blockchain - REDUX

A confiança estilhaçada - que caminho seguir?

Publicamos aqui o primeiro de seis pequenos episódios que ilustram o estado da coisa quanto às criptomoedas e às respectivas tecnologias financeiras, bem como os princípios e valores iniciais do projecto Bitcoin, a sua diversificação geográfica e os propósitos divergentes que este sector tecnológico incorpora presentemente.
Importa ter presente que alguns dos colossos bancários e financeiros globais estão atentos. Mais, estão a investir cada vez mais nos gabinetes de desenvolvimento das tecnologias de "organização autónoma descentralizada" (DAO em inglês), na esperança de estar na frente e liderar a(s) mudança(s) que o sector bancário e financeiro enfrenta.

São muitos os desafios que estas tecnologias enfrentam, mas são muitas mais as opções que oferecem. Tendo isto por adquirido, compreende-se o alcance de uma ideia como esta: transferência de valor de forma segura, descentralizada e concorrencial. Por isso, o apelo à independência face ao estado (qualquer estado ou poder centralizado numa grande corporação, por exemplo) parece vencido pelas circunstâncias. Vejam-se as arrogantes declarações de Larry Summers, ou o esforço das instituições bancárias em acelerar a corrida ao "novo armamento" adquirindo muitas pequenas empresas de tecnologia que já estavam a conduzir o desenvolvimento dos seus projectos nas ditas tecnologias DAO.

Há muito a dizer e a analisar nestes episódios, mas é, para mim pelo menos, inegável a sensação de estar perante um novo mundo que se abre à nossa frente.
E com a proximidade da Web Summit em Lisboa, este documentário vem mesmo a calhar.
Parabéns à equipa da TechCrunch.
Boas reflexões.


Nota: os episódios aparecem como sendo sete mas, descontando o "piloto", o documentário distribui-se em seis episódios de aproximadamente sete minutos.



2 comentários:

Lura do Grilo disse...

Uma confusão muito grande este conflito! Não sei que sairá daí.

LV disse...

Caro Lura do Grilo,

Julgo compreender o que diz quanto à confusão. Mas tenha presente que as grandes mudanças também se operam deste modo: primeiro parecem distantes e confusas, depois já aí estão e fazem perfeito sentido.
Neste caso, a confusão parece residir na compreensão da estrutura e das potencialidades tecnológicas, havendo que distinguir o código base - blockchain - que pode ser (e vai ser não tenhamos dúvidas) utilizado em larga escala em vários sectores de actividade, com o algoritmo específico da Bitcoin - moeda propriamente dita.
É quanto a esta que as dúvidas se vão multiplicando (desenvolvimento e alternativas).
Seja como for, no seu actual estado ou sujeitas a adaptações, ambas as tecnologias estão cá para durar. Na minha perspectiva não farão desaparecer outros meios de reserva de valor (no caso monetário), antes potenciarão o alargamento da utilização de meios alternativos de comunicação e pagamentos.
O que naturalmente se tem de considerar é a relação potencialidades e riscos. O da centralização será, para mim, o pior dos riscos.

Saudações,
LV