segunda-feira, 30 de junho de 2014

Dilemas futuros


Ou como o futuro há-de fazer-se entre crescimento e prosperidade.

O vídeo que a seguir se apresenta explora alguns dos dilemas que o futuro pode reservar-nos. Este vídeo é uma síntese recente de um conjunto mais vasto de vídeos, a que o autor Chris Martenson chamou "The Crash Course". Ao longo dos seus vinte e seis capítulos, o curso analisa, a partir de múltiplos contributos, alguns dos desafios que o futuro da nossa vida comum exige que consideremos. Na síntese aqui sugerida, o autor e a equipa da Peak Prosperity focam-se nos constrangimentos, desafios e possibilidades que, enquanto seres humanos, necessariamente vamos enfrentar em três domínios centrais: economia, energia e ambiente (os três E´s em inglês). A partir de uma posição que podemos chamar de optimismo racional.


Se aceitarmos o convite para pensar a vida que levamos, perspectivando-a no contexto da nossa relação com o ambiente e os recursos que temos ao nosso dispor, será uma hora muito estimulante.
Poderá parecer a alguns que a perspectiva aqui explorada seja redutora. Nada mais longe da verdade. O passado de Martenson (cientista e gestor de sucesso) e a substância da própria mensagem afastam posições extremadas. Pelo contrário, convidam-nos a contemplar cenários que a própria matemática indicia como possíveis.

1 comentário:

floribundus disse...

anuit coeptis do dólar significa para eles (Deus) aprova os nossos actos.

a escolha entre preconceitos terá que ser muitas vezes tabula rasa como faziam os alunos latinos

haverá sempre poluição, energia e gentalha sem vontade de trabalhar

o MONSTRO engorda dia a dia porque os adolescentes apostam no crescimento