quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Notícias do governo mais liberal de sempre

Não sei se arranjarei paciência para ir ler a proposta de orçamento de estado para 2015, mas é indubitável o que já "ganhámos" (notem o uso da 1ª pessoa do plural): Carga fiscal atingirá novo máximo histórico (37% do PIB em 2015). Conseguirá fazer melhor um governo nominal e assumidamente socialista? Sim, com certeza que sim. Podeis ficar descansados.

Foi também ontem conhecida a proposta da ERSE de evolução das tarifas de electricidade para 2015. No Jornal de Negócios a notícia surge: Tarifas de electricidade deverão subir 3,3% em Janeiro. Deo gratias! Só 3,3%! Reparem que poderia ser muito pior! Até porque "temos" que lutar contra a deflação que ameaça abater-se sobre as nossas cabeças. Como aliás acontece com o stock de défice tarifário: na senda do conseguimento prospectivo, ele só aumenta cerca de 400 milhões de euros, perspectivando-se que consiga alcançar a elegante soma de 5080 milhões de euros. Deo gratias!

2 comentários:

LV disse...

Eduardo,

Que mais haveremos de padecer se, apelidados pelos donos do pensamento e da palavra, estes liberais decidem pela via do estrangulamento? De mais estrangulamento.
Mas vamos mesmo padecer de mais e pior. Já se vêem os socialistas a preparar o discurso e a acção "libertadoras": reestruturação da dívida, lançamento "da lebre" do abandono do euro, mais justiça social, mais equidade…
Isto por cá.
Nos EUA, o responsável pelo balcão de S. Francisco da FED afirmou à Reuters (traduzo): "se tivermos sinais de deflação claros, então devemos considerar seriamente voltar a comprar activos" isto é, mais QE. E não se esquece de dizer que está preocupado com a demora que o ECB revela na resposta europeia à deflação. Atempada e agressiva, como diz que a FED assumiu.
Esta última provocação - não a entendo de outra forma - tende a esquecer que Draghi já tem 1 trilião de euros "engatilhados" para disparar na economia europeia. E que as autoridades alemãs estão a aumentar a pressão sobre o BCE para impedir o disparo.
A tensão sobe nos grandes tabuleiros, inegavelmente.

Entretanto, e tomando perspectiva realista, consideremos os seguintes dados:
(para este ano)
- Dow : - 1,54%
- Índice Russell (small and big caps): -9,8%
- S&P 500: + 1,43%
- Ouro (apesar da destruição orientada do mercado): +2,91%

(desde 2000)
- S&P 500: +20,7%
- Ouro (apesar da destruição orientada do mercado): +359%

Manipulação de percepções? Qual manipulação?

Saudações,
LV

Lura do Grilo disse...

E voltou aquela religião do verde e dos carros eléctricos e híbridos. Há centenas de postos para carregar estas bestas e todos estão ao abandono! Mas eles insistem...insistem...quando neste momento o barril de petróleo estaria nos $200 e o planeta a ferver.