domingo, 19 de julho de 2015

Serviço Informativo

"Notícias do Ouro"

Publicamos mais um programa noticioso do mercado do ouro por parte da GoldBroker. Um breve vídeo para colocar em contexto os mais recentes dados do mercado mundial dos metais preciosos.
E uma brilhante citação final de Antal Fekete.

Que a semana seja, para todos, muito proveitosa.

2 comentários:

JS disse...

Curiosos paralelos entre a administração do (poderoso) ditador Salazar e a actual administração da China.

Ambos os governantes, de Portugal e da China, herdaram um Império desconjuntado.

Salazar recebeu a incumbência de por as finanças do País em ordem. E assim o fez criando referenciáveis reservas de ouro. E segurando o Império à exaustão.

O regime chinês também sabe (e também ditatorialmente pode decidir) que poder passa por poder financeiro, e em última análise, passa pela detenção de ouro. Quanto ao Império ...
...
Soube-o, ao tempo, a administração dos EUA quando decretou a "nacionalização" e controle absoluto posse do ouro.
Soube-o, por razões opostas, o Presidente (tricky) Nixon em 1971 quando terminou com a relação ouro vs. (papel) moeda.
A partir daí o mundo em que o comum cidadão vive é outro.

http://www.zerohedge.com/sites/default/files/images/user5/imageroot/2015/02/gold%20standard%20inequality.jpg
...
Os desmandos de sucessivos governos dos EUA nesta área são, infelizmente, comparáveis aos governos pós 1974 em Portugal e pós (discutível) entrada nesta Eurozona.
Nos EUA o papel que circula, sem equivalente ouro, anda pelas 2 dezenas de triliões de dolares. Por quanto tempo?.
Na dita "nossa" Eurozona ... já faltou mais.

Como seria Portugal desde 1974 com moeda própria, ouro num verdadeiro BdP, uma administração realmente democrática com um módicozito de visão ???.
Um "pequeno" País, uma mediterrânea Suíça ?.
...
Entretanto a actual administração da heterogénea e gigantesca China, aparentemente está a seguir a filosofa de gestão do pobre sibarita de Santa Comba Dão, nos seus bons tempos. Umas moedinhas de ouro são um descanso. Uma moeda ouro ainda mais ...
Saudações cordiais e obg.

LV disse...

Caro JS,

É curiosa a referência que faz. Mas permita-me apontar uma diferença importante entre os dois exemplos (entre outras mais do que evidentes).
A China não tem ambições imperiais, ou seja, para além das energias para manter coeso o seu território e o(s) seu(s) povo(s), não pretende ocupar ou fazer colónias por esse mundo fora.
Mesmo que o seu governo incentive a expansão do investimento no estrangeiro e as aquisições em diferentes sectores estratégicos por esse mundo fora, não me parece que ocupar uma qualquer colónia esteja nos planos do Comité. Mesmo se considerarmos as disputas (e as ocupações/construções) no mar a sul, elas têm de ser entendidas como uma linha de defesa do seu espaço vital, bem como uma projecção de força numa das zonas de tráfego marítimo mais intensas do planeta.

Quanto ao ouro, três notas:
- a China não quer dar uma pancada na mesa (do FMI/EUA), deitando-a abaixo; não sem antes ver garantida a resolução da situação em sede dos Direitos de Saque (SDR´s) e da sua moeda; assim, vai acumulando lentamente, tanto o que compra no estrangeiro, bem como aquilo que produz internamente (é o maior produtor do mundo não esqueçamos - 400 a 430 toneladas ano).
- os movimentos dos últimos dias (reflectida na quebra do preço do ouro) dizem respeito à oferta sintética, ou seja, foram vendidas 57 toneladas de ouro em papel, em derivativos; e a operação foi realizada numa altura de baixo movimento no mercado, logo obtendo o pior preço possível; faz uma pessoa pensar.
- em conclusão pensemos o seguinte - se as reservas de ouro que a China admitiu possuir são (apenas) as 1,685 toneladas (ainda assim uma subida de 65% desde a última declaração!), de acordo com o cuidado (e a paciência) com que eles estão a levar a pressão junto do FMI/EUA, então pensemos no que ainda vão comprar para alcançar aproximadamente as 8,000 toneladas que os EUA dizem ter; e isso é interessante para a valorização do preço do ouro.

Mas eu acredito que as reservas chinesas são muito superiores aos números divulgados na sexta-feira passada. Quando isso se tornar público, então o jogo a sério começa.

O ouro, quando considerado pelas razões correctas, é um descanso. E não esqueçamos, estas volatilidades são apenas o reflexo das variações das moedas. Em algumas moedas está em pleno bull market - em rublos a valorização dos últimos 12 meses já vai em 87% (entrevista do CEO da Sharps Pixley à Bloomberg!!!).

Aceite os meus agradecimentos pela leitura atenta.
Saudações,
LV.