quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Aldrabices e efabulações

Ontem, ouvimos o que todos (salvo os distraídos) estávamos à espera: mais um brutal aumento de impostos e um corte nominal dos salários da função pública.

Uma vez mais vimos prometido que este autêntico PEC III é suficiente para atingirmos um défice orçamental equivalente a 4.6% do PIB em 2011. Como este ano, já nos fizeram esta promessa por duas vezes - PEC I e PEC II - não há grandes (nenhumas!) razões para atribuir credibilidade ao que mais uma vez o governo vem anunciar.

Ainda que não sejam conhecidos muitos dos detalhes (e quão importantes eles são...) quanto à proposta de orçamento para 2011, nomeadamente qual o enquadramento macroeconómico perspectivado (crescimento do PIB, das exportações e importações, etc.), o ministro Vieira da Silva, hoje mesmo, promete continuar nas efabulações. As piruetas, claro está, são cada vez mais "artísticas" chegando ao ponto de admitir que a longo prazo, afinal, não estamos todos mortos. Atentemos nestes excertos: «[o Governo tem] “a forte expectativa de que os efeitos que as políticas orçamentais podem ter na economia serão compensados claramente por uma dinâmica da procura externa que está acima das previsões de há um ano”» e que «é indiscutível no médio e longo prazo que o efeito [da consolidação orçamental] é claramente positivo».

Fantástico não é?

1 comentário:

pvnam disse...

Os Bandalhos e os Mafiosos


CASO 1:
Os Bandalhos promovem a irresponsabilidade; ex: Jorge Sampaio (com a sequela Manuel Alegre): «há vida para além do deficit»........ Os Mafiosos estão à espera do caos para implementar a 'lei da selva'; ex: Passos Coelho com a sua emenda constitucional para transformar o mercado de trabalho numa lei da selva...

CASO 2:
Bandalhos: não consideraram a constituição duma SOCIEDADE SUSTENTÁVEL (média de 2.1 filhos por mulher) uma prioridade........ Mafiosos: ambicionam um neofeudalismo; estão a lançar uma ofensiva contra os Estados-Nação; "dividir/dissolver Identidades para reinar..." é um dos lemas da superclasse: O especulador George Soros tem especulado com tudo e mais alguma coisa (nota: inclusive cereais - pondo em causa a alimentação de milhões e milhões de pessoas)... e... como seria de esperar, aparece como um paladino defensor dos ciganos...