quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Passos importantes

Novos ciclos, novas oportunidades

E se a oportunidade surgisse para poder receber o proveito do seu trabalho em metais preciosos? Em Singapura, isso é possível. Até a resposta às exigências fiscais são acomodadas.
O primeiro vídeo - um sinal de que é possível fazer investigação jornalística - concentra-se a mostrar como uma empresa paga os salários dos seus trabalhadores em metais preciosos. Nota: os trabalhadores podem recusar essa possibilidade.
Simples, não é?

O segundo vídeo - outra prova de que pode haver lugar para visões diversas no oficial nevoeiro mental - é uma entrevista a Koos Jansen. A sua investigação acerca do mercado do ouro (internacional, mas especialmente chinês) vingou. Ou seja, os números que, desde o início do ano, Koos tinha publicado acerca da procura chinesa de ouro foram confirmados. Não pelas instituições ocidentais (World Gold Council, LBMA), que simplesmente ignoraram a investigação de Koos, mas pelas autoridades chinesas.
Aquelas instituições apontavam números para a procura chinesa em 2013 a rondar as 1170 toneladas, contra as 2200 toneladas avançadas pelo investigador independente que escreve desde a sua casa na Holanda. Não esqueçamos que os chineses são adeptos da discrição quanto às suas movimentações estratégicas, pelo que este facto tem uma dimensão muito, muito importante.
Como evidência da qualidade da sua investigação, Koos acabou por ser recrutado por uma empresa de Singapura (BullionStar, a mesma que aparece referida no primeiro vídeo) como investigador para o mercado dos metais preciosos. Para além de ser também consultor da Gold Anti-Trust Association.



2 comentários:

Lura do Grilo disse...

Hoje o ouro caiu de novo. Esperanças que Obama deixe de fazer mais asneiras na economia?

LV disse...

Caro Lura do Grilo,

Dada a intensa e perigosa guerra entre bancos centrais, não se prevê um abrandar nas asneiras. Sejam de Obama & Yellen, Merkel & Draghi, Cameron & Carney, Abe & Kuroda. A guerra monetária e financeira está ao rubro. E tem sobrado para o petróleo também.
É preciso entender que estas descidas - por graves que sejam - correspondem a uma mudança na relação/valorização dos metais (ou bens tangíveis em geral) face à meoda-papel. Esta última oscila muito mais do que aqueles. O mesmo para as taxas de juro, que têm sido mantidas próximas de zero por via da supressão dos iluminados colectivistas.
Pode ser que mais esta tentativa de destruição do mercado dos metais preciosos seja aquilo que os técnicos chamam de "limpeza" completa e sirva para estabelecer a base de mais uma fase de crescimento secular dos metais.
Quem está seguro das razões pelas quais poupa em metal, então basta continuar a aproveitar inteligentemente estas manobras de supressão. Sublinho, inteligentemente.
Já leu o nosso último "Radar"?

Saudações,
LV