segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A semiótica socratina e a verdade

O INE (Instituto Nacional de Estatística) afirmou hoje que "[a] Estimativa Rápida do Produto Interno Bruto (PIB) aponta para um aumento de 1,2 por cento em volume no quarto trimestre de 2010 face ao período homólogo (1,3 por cento no trimestre anterior). Comparativamente com o trimestre precedente, o PIB terá registado uma diminuição de 0,3 por cento". Deste modo, ainda que se tratem de números provisórios, o PIB em 2010 terá crescido 1,4 por cento relativamente a 2009.(Fonte: DN)


Para José Sócrates, o “facto mais importante” é que o ano terminou com um crescimento de 1,4%, o dobro do que era inicialmente previsto pelo Governo, e isto num ano em que “simultaneamente fizemos uma redução de mais de dois pontos percentuais ao défice” orçamental. O primeiro-ministro considera, por isso, que o andamento da economia em 2010 – ano do regresso em força da austeridade orçamental - é um “óptimo indicador” para 2011, ano em que a contenção será ainda mais violenta.

Já o Ministro das Finanças reagiu ao facto do PIB nacional ter contraído 0,3% no último trimestre de 2010, sublinhando que o Governo não vai rever as suas previsões para este ano e considerando que essa "desaceleração" reflecte já as medidas de consolidação orçamental adoptadas e era já esperada.

Sem comentários: