segunda-feira, 20 de junho de 2011

O Arcipreste Avvakum

Estou a acabar de ler o livro exposto na vitrina motivado pela curiosidade de conhecer melhor a vida do sanguinário Trotsky (aprecio o género biográfico). O livro, muito recente, não será extraordinário, mas parece-me constituir um trabalho honesto na sequência de obras similares do mesmo autor relativos às vidas de Lenin e Stalin (que não li).

Hoje à noite irei começar a ler o capítulo referente à última etapa do exílio de Trotsky: o México. No capítulo imediatamente anterior, o autor conta a história do arciprestre Avvakum, nomeadamente o episódio relativo à sua punição com o exílio siberiano, na sequência da sua não aceitação de reformas na liturgia e teologia da igreja ortodoxa russa da época (séc. XVII). A "pena acessória" foi a ter de se dirigir, com a sua mulher, para o exílio, a pé. A certa altura, a sua mulher cai numa vereda cheia de neve, clamando: "Até quando durará este sofrimento?". Avvakum, ofegante, respondeu que duraria até à morte. Ao que a sua mulher retorquiu, sem hesitar: "Seja, Petrovitch, continuemos o nosso caminho".

2 comentários:

Unknown disse...

Será autor da obra o General Dmitri Volkogonov? Li seu livro sobre Stálin e gostei muito. Se outra pessoa for o autor, por gentileza idique seu nome. Dos três, Stálin, Lenein, Trótski, o último foi o menos sanguinário, apesar de mau como a Peste.

Cordialmente
Gustavo Silva
gustavoarsilva0@gmail.com

Eduardo Freitas disse...

Caro Gustavo Silva,

O autor do livro que menciono é Robert Service.

Saudações cordiais,

Eduardo Freitas