terça-feira, 19 de junho de 2012

Nadar, morrer afogado ou simplesmente rir

John Lewis, no show televisivo Colbert Report, elabora, hilariantemente, sobre o extraordinário caso que se vem desenvolvendo entre os legisladores do estado norte-americano da Carolina do Norte. Ao que parece, não concordando com a predição de um certo conjunto de cientistas (sim, desses) segundo a qual os níveis do mar subirão cerca de um metro durante o século XXI, os legisladores pretendem limitar, por lei(!), essa subida a 20 centímetros!!! (Para os que quiserem ler sobre esta verdadeira pérola, podem fazê-lo aqui, aqui ou ainda aqui.)


Via Aquanomics.

1 comentário:

Sérgio disse...

Normalmente onde os politicos se metem sai disparate, no entanto, neste caso o escárnio do Colbert Report parece-me mais uma simples piada fácil.
Após analisar o assunto em mais detalhe, poderei estar errado, mas pelo que percebi o que aconteceu foi o seguinte: começa por um painel de cientistas do governo "state-appointed science panel" que prevêem um aumento do nível do mar em 39 polegadas (+/- 1 metro) até ao final do século. Esta predição se levada a sério terá a consequência de levar a que os responsáveis canalizem avultadas verbas para obras de protecção da linha costeira. Mas em que dados se baseiam esses cientistas? Nos famosos modelos climáticos que até hoje sempre tem falhado redondamente em prever seja o que for.
O que esses legisladores vieram dizer (a meu ver com todo o sentido) é que os valores que deverão ser tidos em conta na projecção de um futuro aumento do nível do mar e a ser levados em consideração deverão ser baseados apenas na evolução dos dados históricos, dados reais, e o que dizem esses dados? De acordo como gráfico do 2º link, dizem que nos últimos 20 anos o nível do mar subiu 0,06 metros (60 mm ou seja 3 mm por ano), pelo que seguindo a mesma evolução no final do século o aumento total seria de 0,26 m.
Porque então há um grupo de cientistas alarmados? Talvez o seguite explique: “North Carolina Division of Emergency Management, which is using a $5 million federal grant to analyze the impact of rising water” pois é… esses 5 milhões não seriam justificados para estudar um aumento do nivel do mar de 3 mm por ano, quem é que se importaria com isso? As marés em Portugal teem uma amplitude máxima de 4 metros e no Norte da Europa ocorrem frequentemente marés com amplitude de 7 m! http://www.marinha.pt/PT/noticiaseagenda/noticias/Pages/dias7e8deOutubro.aspx
Deixo também um link, que ainda não vi na totalidade mas que penso interessar a quem gosta do tema:
http://fakeclimate.wordpress.com/2012/06/06/debate-entre-o-cientista-brasileiro-dr-luis-carlos-molion-e-o-cientista-do-ipcc-phillip-m-fernside/#more-416
Outras palestras do Climatologista Carlos Molion que tenho acompanhado teem sido fantasticas em destruir a falsidade de previsões catastróficas que a ciência actual tem vindo a fabricar com modelos e não com base em dados reais das observações, note-se que as "observações" são um elemento fundamental do verdadeiro método científico, são elas que separam os verdadeiros cientistas do lixo cientifico.
Por isso, pode ser raro, mas de tempos em tempos lá aparece uma medida de políticos que são racionais e inteligentes. Pena que de imediato caiam no escárnio...