sexta-feira, 22 de junho de 2012

Insanidade proibicionista

Michele Leonhart, a actual primeira responsável pela agência federal norte-americana DEA - Drug Enforcement Agency, criada em 1973 pela administração Nixon no âmbito da "Guerra às Drogas", demonstra bem o carácter totalmente arbitrário dos fundamentos em que assenta a organização a que preside no "diálogo" que mantém com o congressista democrata Jared Polis durante uma audição. Um excerto:
Polis - "Is crack worse for a person than marijuana?"
Leonhart - "I believe all illegal drugs are bad."
Polis - "Is methamphetamine worse for somebody’s health than marijuana?
ML - "I don't think any illegal drug..."
Polis - "Is heroin worse for somebody’s health than marijuana?
Leonhart - "Again, all drugs..."
Polis - "Yes, no, or I don't know?... If you don't know this, you can look this up. As the chief administrator for the Drug Enforcement Agency, I'm asking a very straightforward question."
Polis - "Is heroin worse for a person healththan marijuana?"
Leonhart - "All illegal drugs are bad."
O resto é digno de se ver e ouvir e bem resume o papel primeiro (e último) do burocrata estatal. Tentar delimitar um conceito de moralidade a partir da arbitrariedade da lei. É por isso que Leonhart é "incapaz" de responder às questões de Polis. Se lhas respondesse de boa fé, esvaziaria a razão de ser (que lhe advém exclusivamente da lei e só dela) da agência que dirige.


Tudo isto é, para ser suave, altamente lamentável quando sabemos coisas como esta:


O gráfico foi elaborado a partir dos dados obtidos neste estudo realizado no Reino Unido em 2010 (acessível mediante registo prévio, mas sem custo).
______________________
Nota: entretanto, não deixem de visitar, com a frequência que merece, o blogue A Droga de Política, onde muito se aprende sobre a matéria proibicionista, com Filipe Nunes Vicente.

2 comentários:

Anónimo disse...

obrigado pela divulgação
um abraço

edviges disse...

veja aqui a mesma senhora interrogada por outro senhor no mesmo dia. realmente é hilariante.

https://www.youtube.com/watch?v=n0ujs8mRkWM&feature=player_embedded