Sob o título “Sinais de Esperança”, o Prof. Boaventura Sousa Santos (BSS), hoje, no Público (link não disponível), discorre sobre o significado profundo do resultado das recentes eleições presidenciais brasileiras.
Começa por opor ao que ele interpreta como declínio do modelo social europeu, ilustrado pela recente e pesada derrota do partido social-democrata sueco, o desfraldar da bandeira social-democrata nos últimos oito anos no Brasil que permitiu reduzir significativamente a pobreza e dar ânimo àqueles que, na Europa, lutam pela reforma do Estado Social!
No plano da geopolítica, BSS louva a “pulsão autonomista” de Lula da Silva quando este, opondo-se à política imperialista de Washington, ajuda Chávez, combate o bloqueio a Cuba, cria “relações de confiança” com a Bolívia e o Equador e procura um “relacionamento independente” com o Irão.
Já para os governos “desalinhados”, “as eleições brasileiras foram um sinal de esperança: há espaço para uma política regional com algum grau de autonomia e para um novo tipo de nacionalismo, apostado em mais redistribuição da riqueza colectiva”.
Cabe perguntar: o que está à espera BSS para se instalar de armas e bagagens, de vez, num desses países “desalinhados”?
Sem comentários:
Enviar um comentário