Segundo se pode ler no New York Times, a utilização de uma nova classe de software (por exemplo, este) irá permitir a pesquisa inteligente ("e-descoberta") em milhares de documentos numa fracção de tempo e custo hoje dispendidos com "batalhões" de advogados e juristas para realizar tais tarefas.
Para Paul Krugman, a actual Autoridade Keynesiana, esta possibilidade ilustra a sua hipótese de que presentemente está a decorrer um processo, o qual se irá provavelmente acelerar, de quebra na procura de cérebros. Acresce que Krugman se socorre de dados estatísticos que evidenciam uma estabilização no prémio dos salários dos graduados universitários face aos do ensino secundário para "confirmar" essa mesma hipótese.
Estranha posição, vinda de um prémio Nobel de Economia! Esperar-se-ia que um economista, pelo contrário, visse no desenvolvimento deste software uma oportunidade de libertar a energia criadora de cérebros, até aqui envolvidos em tarefas entediantes, dirigindo-a para actividades de maior valor acrescentado, de traballho mais criativo. E quanto ao facto de se estar a verificar uma estabilização no rácio salarial entre graduados universitários e do ensino secundário, daí não decorre que tal constitua sinal de uma menor procura de cérebros. Talvez evidencie, isso sim, a degradação da qualidade do ensino universitário que os governos "progressivos" não cessam de promover (*). Por fim, como bem lembra Bob Wenzel, que não é meigo para Krugman, há a ideia que pessoas como Bill Gates, Steve Jobs ou Mark Zuckerberg nunca chegaram a completar os estudos universitários pelo que, nesta coisa de cérebros, convirá não esquecer os cérebros empresariais.
Um último apontamento que Doug French nos proporciona no seu post Technology Eats Lawyers:
In his new book Eat People, Andy Kessler, says “the best way to leverage Abundance and Scale and to create Productivity is to get rid of people.” Oh course Kessler is talking about getting rid of worthless jobs. Those who don’t like change don’t want to hear it, but “really, truly, the road to wealth passes through the graveyard of today’s jobs.”
(*) - "We need to put a college education within reach of every American. That's the best investment we can make in our future." - Barack Obama and Joe Biden
Sem comentários:
Enviar um comentário