segunda-feira, 9 de maio de 2011

Empregos verdes: a experiência europeia

é o título do documento, datado de Abril de 2011, onde dois investigadores do Frontier Center for Public Policy, organização canadiana, sumarizam as experiências europeias no domínio das novas renováveis.

As conclusões a que chegam, numa breve visitação às experiências espanhola, alemã, dinamarquesa, britânica, italiana, holandesa e britânica, convergem para:
  1. Os "empregos verdes" criados pela despesa governamental directa ou por subsídios limitam-se a substituir empregos que seriam criados noutros sectores e na realidade contribuem sim para um menor crescimento económico;
  2. As experiências havidas com as novas renováveis na Europa levaram a perdas líquidas de empregos, preços mais elevados de energia e à corrupção generalizada (pela via da tentiva de obter vantagens ilícitas dos subsídios estatais).
O documento é ainda interessante por fornecer, nas páginas finais, uma lista longa de links para um conjunto bem vasto de bibliografia sobre este tema.
_____________
Adenda: este post - The Wind Experience - do Institute of Energy Research, é também bem interessante e aborda, ainda que brevemente a experiência americana.

Sem comentários: