domingo, 26 de janeiro de 2014

O Grande Recomeço III

         Damos continuidade à publicação da entrevista a Willem Middlekoop realizada por Koos Jansen. A terceira e quartas partes vão focar-se na abordagem a um capítulo específico da sua última obra “The Big Reset” com o título “War on Gold” e que resulta de investigação que o autor tem vindo a fazer desde 2002.




A Guerra ao Ouro
Koos Jansen – Por que razão os EUA lutam contra o ouro?
Willem Middlekoop – Os EUA querem que o sistema-dólar prevaleça, de maneira que têm todo o interesse em prevenir o abandono do dólar e a aposta no ouro. Ao venderem ouro em papel [contratos de futuros e não ouro físico – nota do tradutor], os banqueiros têm tentado manter o controlo do preço do ouro nas últimas décadas. Esta guerra já tem quase cem anos, mas ganhou impulso nos anos 60 do séc. XX com a criação da plataforma de ouro de Londres (London Gold Pool). Julgo que, da mesma maneira que essa plataforma e o seu desígnio de controlar o preço falhou em 1969, assim vai falhar o actual esquema de manipulação dos preços do ouro e da prata.
KJ – Em que consiste essa guerra?
WM – a sobrevivência do corrente sistema financeiro mundial depende, justamente, da preferência das pessoas recair sobre o papel-moeda em vez de recair no ouro. Depois do dólar se ter libertado da ligação ao ouro em 1971, os banqueiros têm andado a demonetizar o ouro. Um dos argumentos que eles usam para deter os investimentos em ouro é que estes metais não permitem obter um retorno directo, seja em juros ou dividendos. Mas os juros e os dividendos são pagamentos face ao risco, são contrapartidas face à possibilidade de os devedores não cumprirem as suas obrigações. Ora o ouro não acarreta esse risco.
A guerra ao ouro é, na sua essência, um esforço para suportar o dólar, mas há mais motivações. De acordo com alguns estudos, o preço do ouro e as expectativas das pessoas face à inflação estão fortemente relacionadas. Como sabemos, os bancos centrais trabalham arduamente para influenciar as expectativas de inflação. Em 1988, um estudo de Summers e Barsky confirmou a relação entre o preço do ouro e as taxas de juro, concluindo que um preço mais baixo do ouro conduz a taxas de juro igualmente mais baixas.
KJ – E quando começou essa guerra?
WM – A primeira evidência de que os EUA estavam a interferir no mercado do metal pode ser encontrada logo em 1925, quando a FED falsificou informação relativa às reservas de ouro do Banco de Inglaterra para influenciar as taxas de juro. Todavia, esta guerra começou, de um modo mais intenso e organizado, a partir dos anos 60 quando a confiança no dólar começou a ser posta em causa. Conflitos geopolíticos como a construção do Muro de Berlim, a Crise dos Mísseis em Cuba e a escalada da violência o Vietname conduziram ao aumento considerável dos custos militares dos Estados Unidos, o que se traduziu em défices orçamentais crescentes.
Um memorando de 1961, com título “US Foreign Exchange Operations: needs and methods”, descreve o plano para manipular, simultaneamente, o mercado cambial e o mercado do ouro através de intervenções estruturais, mantendo e defendendo o dólar e limitando o preço do ouro nos 35 dólares/oz. Era vital para os EUA gerir o mercado do ouro, caso contrário, outros países podiam trocar o seu excedente em dólares por ouro, depreciando o dólar e valorizando o ouro.
KJ – Como era gerido o preço do ouro nos anos 60?
WM – Durante as reuniões de governadores dos Bancos Centrais no Bank of International Settlements [BIS – o Banco Central dos Bancos Centrais – nota tradutor] em 1961 ficou acordada a criação de uma plataforma de reserva de 270 milhões de dólares em ouro que seria alimentada por oito países ocidentais. Esta plataforma de Ouro de Londres (London Gold Pool) era destinada a previnir e a impedir a subida do preço do metal acima dos 35 dólares/oz, através da venda das reservas oficiais dos respectivos Bancos Centrais dos países participantes.
A ideia subjacente era, caso os investidores tentassem canalizar os seus activos para algo seguro como o ouro, a plataforma ofereceria uma maior quantidade de metal a comercializar no mercado, assim impedindo a consequente subida do preço. Por exemplo, durante a Crise dos Míssões de Cuba em 1962, pelo menos 60 milhões de dólares em ouro foram vendidos entre 22 e 24 de Outubro. O FMI providenciou ouro extra para ser vendido assim que fosse necessário.
Em 2010, uma série de relatórios secretos americanos foram tornados públicos pelo Wikileaks. Alguns relatórios de 1968 descrevem o que teve de ser feito para manter o controlo do preço do ouro. A finalidade era convencer os investidores de que não era proveitoso apostar na subida do preço. Um dos relatórios refere os esforços das campanhas de propaganda para convencer o público que os Bancos Centrais continuavam a ser ´os mestres do ouro`. Não obstante estes esforços, em Março de 1968 a plataforma foi suspensa porque a França já não cooperava e o mercado do ouro esteve fechado durante duas semanas. Noutros mercados [não ocidentais] o preço do ouro subiu imediatamente 25%. Isto pode acontecer, actualmente, caso o COMEX falhe nas suas obrigações.
(continua)

7 comentários:

SAC disse...

Caro LV,
Na verdade é inegável que esta entrevista no seu todo constitui uma verdadeira pérola, um pontapé na visão alinhada que se vive na esfera financeira.
Felizmente os outsiders começam a ganhar voz, assim os queiram ouvir...
Não resisti esperar pela quarta e derradeira parte da entrevista e lancei-me na sua leitura, que obviamente o LV já dedicou a devida atenção.
A referência à transição de "open outcry" para a "electronic trading" é algo tão claro, que só a ler as respostas de Middlekoop parei para pensar sobre o facto dos mercados estarem mais vulneráveis à MANIPULAÇÃO.
Uma palavra também para o ocorrido no ano de 76 no "potato market", mais uma vez a história a dar pistas e uma imagem do que nos espera... Imprimir Usd, again and again, não será solução eterna.
Finalizo com um profundo lamento, o de não ter capacidade, leia-se disponibilidade financeira para investir.

Aguardo novo convite para nova "viagem".

Floribundus disse...

desde a minha infância que oiço os 'bimbos' dizerem que
'ouro é tesouro'

tenho sérias dúvidas que os falidos EUA consigo a sua manobra por muito tempo
faces às reservas da Rússia, China e por aí fora

o UK e a França já estão fora da carroça

LV disse...

@SAC,
Boas tardes.
Fez muito bem em seguir a curiosidade de concluir a leitura da entrevista. E, numa releitura atenta de toda a entrevista, a compreensão da dimensão de tudo o que se está a passar é mais apurada, dando lugar a uma visão mais esclarecida das opções que cada um tem.
Ao contemplar as opções que possui em fazer reserva de valor através do ouro, tenha presente que, hoje em dia, há toda uma gama de soluções ao alcance das capacidades, das disponibilidades e dos desejos de cada um.

@Floribundus
Não sei muito bem quem são os ´bimbos`de que fala. Importa-se de esclarecer?

SAC disse...

Estive a esmiuçar um pouco mais sobre o Commodity Discovery Fund, e gostava de obter da sua parte um juízo, ainda que coincidente com a dos proprietários do fundo, mas que fosse de alguém distante do mesmo.

LV disse...

@SAC,
Uma parte muito importante da estratégia que cada um decida implementar para os seus investimentos ou para as suas poupanças, a busca de informação é crucial.
Não sou especialista, mas atrevo-me a sugerir que esclareça para si, em primeiro lugar, o que quer realmente fazer: investimento ou Poupança?
Simplificando muito pode dizer-se que este tipo de fundos visa mais a vertente de investimento. Neste caso, o posicionamento nos sectores de exploração mineira juniores com reservas e potencial de valorização. Para o caso de guarda segura de metais físicos, i.e., poupança, há outras soluções disponíveis que podem ser mais interessantes relativamente a custos.
Como vê, a viagem apenas começou.
Saudações,
LV

Floribundus disse...

meu caro
os bimbos eram os alentejanos que compravam ouro à porta a ourives ambulantes do Norte (pelo sotaque) que viajavam de terra em terra de bicicleta

há um mês mandei verificar o fio do baptizado de minha tia, adquirido há 105 anos, por ter desaparecido o contraste com o uso

LV disse...

@Floribundus
Visto assim, os alentejanos eram tudo menos bimbos, certo?

Relativamente à avaliação do fio (que presumo ser de ouro) onde a realizou? Numa contrastaria? Numa ourivesaria? E que resultados teve?
LV