Há já quase 2 anos anos perguntava aqui, em jeito sardónico, qual seria a razão pela qual os governos, tão entretidos a estimular subsidiar os veículos automóveis de tracção eléctrica em nome da economia "verde" se mostravam aparentemente desinteressados pela alternativa, tecnologicamente viável, da célula de combustível a partir do hidrogéneo. Ao que parece, a tecnologia "convencional" das baterias ofereceria melhores expectativas no curto/médio prazo. Sabemos o caminho que as coisas tomaram: um fracasso monumental apesar do dinheiro torrado pelos governos na sua promoção (com os EUA de Obama em lugar de destaque e Portugal com a fantástica inutilidade da socratina rede Mobi.e) e inúmeros fumos, quando não fogos, de ocorrupção na disputa pelos "estímulos". O entusiasmo foi, pouco a pouco, esmorecendo e até a BBC já publica textos como Electric cars 'pose environmental threat (!)
Ora é hoje notícia, via Bloomberg, que a Daimler, a Nissan e a Ford celebraram entre si um acordo tendo em vista o desenvolvimento de veículos movidos a células de combustível, à semelhança do que a Toyota e a BMW anunciaram no passado dia 24 (para além da Hyundai). Como se refere na notícia, "[a]s células de combustível produzem electricidade através da combinação de hidrogénio e oxigénio, libertando vapor de água no processo. Comparado com os veículos eléctricos alimentados por baterias, os automóveis alimentados a células de combustível têm uma autonomia mais próxima da dos veículos com motor de combustão e o tempo de reabastecimento é comparável ao de encher um depósito de gasolina". Ou seja, parecem ser capazes de contrariar a razão pela qual os carros eléctricos foram postos de pousio durante bem mais de um século (pela sua pequena autonomia) em desfavor dos movidos pelo motor de explosão.
Uma boa notícia, entretanto: pelo menos por enquanto, não se ouve falar deestímulos subsídios governamentais. Um bom sinal de sanidade económica assim tenhamos a (improvável) sorte de os políticos não se intrometerem...
Uma boa notícia, entretanto: pelo menos por enquanto, não se ouve falar de
2 comentários:
Células de combustível não precisam ser de hidrogênio. Podem ser de gasolina, e um carro motorizado assim gastaria bem menos gasolina que um carro com motor de combustão interna que tenha a mesma potência.
Gasolina me parece uma solução mais racional. O hidrogênio (molécula de H2) deve ser produzido, com gasto de energia superior àquela que será recuperada na célula de hidrogênio. Então deve-se pensar primeiro em qual será a fonte primária, e qual o rendimento dessa operação de produção de hidrogênio.
Além disso, o hidrogênio é um combustível difícil de se lidar. Tende a tornar os recipientes onde é colocado quebradiços.
Mas de qualquer forma, célula de hidrogênio é bem mais racional que um carro movido a baterias ou células solares.
Há ainda a questão da segurança. . .
Enviar um comentário