segunda-feira, 27 de maio de 2013

Uma pergunta que poucos fazem

Por Grant Williams (via Zero Hedge): "Se a economia global está a estagnar, a Europa está em recessão, a China está a abrandar e é aparentemente impossível gerar crescimento, por que estão os mercados accionistas a observar máximos de sempre?"

Houve um tempo em que as bolsas forneciam sinais com significado real aos agentes económicos quanto às expectativas futuras da evolução das economias. Então, as taxas de juro tinham um significado real: elas eram, em cada momento, o resultado do encontro da procura e oferta de fundos (poupança) seja nos mercados accionistas como nos obrigacionistas. Agora, porém, e num movimento crescentemente coordenado à escala mundial, os bancos centrais destruíram o seu significado manipulando-as a tal ponto que chegaram a perto de zero (!) e aí permanecem há anos (política monetária conhecida por ZIRP), ao mesmo tempo que, directa ou indirectamente, monetizam a dívida pública (isto é, "imprimem" dinheiro em quantidades colossais). Uma das consequências directas desta política insane - estabelecida em faustosos salões por burocratas que não respondem a ninguém senão a si mesmos - é a destruição da poupança privada, especialmente a das famílias e dos pensionistas, que obtêm ridículos retornos das suas aplicações financeiras tradicionais. Esta é uma consequência intencional. O que os bancos centrais têm visado - e conseguido - é fazer deslocar as aplicações financeiras para produtos de cada vez maior risco (em busca de melhores retornos). É por isto que as bolsas sobem. As bolhas nos mercados accionistas estão a ser fabricadas. Conscientemente. Hoje como ontem.

Por memória, aqui ficam as evoluções dos últimos 5 anos dos índices S&P (Nova Iorque), DAX (alemão), FTSE (londrino), NIKKEI (Tóquio), obtidas cerca das 13 horas de hoje (cortesia da Bloomberg):

S&P:

DAX:
FTSE:
NIKKEI:

4 comentários:

Vivendi disse...

Um setor em forte crescimento é o das tintas para impressão...

BC disse...

Respondendo ao Grant Williams, porque as bolsas traduzem a opinião da maioria relativamente ao futuro e não ao presente.

Para além disso, nem tudo tem de ter uma explicação, as bolsas não têm de seguir um guião. As bolsas são movidas pela procura/oferta e nste momento existe mais procura do que oferta.

A ideia de que é possível manipular as bolsas é um mito. Não existe uma entidade no mundo com os recursos financeiros ou de marketing capaz de influenciar todo o mercado.

Nas bolsas é perceptível o comportamento humano com a sua ganância e pânico pelo que é normal que os movimentos na bolsa sejam exacerbados em relação à realidade. Haverá sempre bolhas e crashs nas bolsas pois é essa a natureza humana.

Actualmente não existem bolhas nas bolsas mundiais, longe disse. Nos quatro índices que colocaste o Nikkei estará sobrecomprado e susceptível de vir a sofrer correcções nas próximas semans. Mas também valorizou quase 100% em menos de 1 ano.

Nenhum desses gráficos evidencia uma bolha. Como disse num comentário anterior, no S&P500 o target de 2.300/2.400 pontos está perfeitamente dentro das projecções da análise técnica.

Para que se formem bolhas numa bolsa não podem haver artigos como o de Grant Williams. As bolhas são resultado de uma unanimidade de opinião. Enquanto existirem cépticos relativamente à valorização das acções (e neste momento há muitos) não existirá o desequilíbrio extremo entre compradores e vendedores de modo a criar uma.

Eduardo Freitas disse...

Caro BC,

Creio que a leitura que faz do comportamento das bolsas não será a correcta. Tentei anteriormente, ainda que de fora breve, alinhavar as razões para a defesa de uma tese oposta: a de que estamos, uma vez mais, em plena bolha bolsista nos principais praças mundiais. Não o tendo conseguir dissuadir, partilho este artigo que discute este problema - A alta das Bolsas internacionais: recuperação ou bolha? em defesa do meu ponto de vista.

Um abraço

BC disse...

Caro Eduardo,

Tecnicamente não se pode afirmar que as bolsas mundiais estejam a formar bolhas. As bolhas são caracterizadas por valorizações estupendas em pouco tempo quando todos os investidores concordam que o único caminho é para cima. Está longe de ser o cenário actual.

Como diz o célebre adágio "eu só fico preocupado com bolhas bolsistas quando os taxistas e os barbeiros começam a falar em comprar acções". Mas não é isso que está a acontecer neste momento. Existem muitos cépticos. Existem muitos investidores de fora com medo de entrar, isto é, muitos potenciais compradores para entrar no mercado e alimentar as subidas. O sentimento contrário é algo que gosto de ver no mercado.

Enquanto investidor pouco me interessa se o movimento das bolsas é "justificado". Para os grandes gestores de carteiras os "fundamentais" das empresas e dos mercados são conversa de analistas. Mas os analistas se percebessem de bolsa investiam não comentavam. A evolução bolsista é simples resultado de pressão compradora e vendedora. Não me interessa saber a razão dos investidores, apenas a posição que tomam no mercado.