segunda-feira, 7 de março de 2011

Vergonha

Bradley Manning
O rapaz da foto, de 23 anos, é suspeito de ter "ajudado o inimigo" ao passar documentos à Wikileaks pondo em "risco de vida" milhares de agentes diplomáticos (formais e "informais") americanos. A ser verdade a suspeição, Manning foi veículo de divulgação de cerca de 250 mil telegramas "diplomáticos" no que ficou conhecido pelo cablegate.

Ora sucede que, desde 28 de Novembro de 2010, data em que os primeiros telegramas foram publicados, não há registo de se ter registado nenhuma hecatombe diplomática ou de redes  de espionagem americana ou "ocidental", exceptuando a queda (ou a ameaça de derrube) de ditaduras cleptocratas no norte de África e Médio Oriente. Há até mesmo razões para supor que o cablegate possa ter sido elemento importante no desencadear das primeiras centelhas da revolução pela liberdade que se operou na Tunísia.

Seja ou não verdade que Manning foi co-autor da divulgação dos telegramas, nada - mas mesmo nada -justifica o regime de prisão solitária a que está sujeito desde Agosto de 2010, 23 horas por dia, numa cela de seis metros quadrados sem janelas nem luz natural, sem acusação deduzida. Dede o passado dia 2 de Março, segundo os responsáveis da base militar onde está detido, passou igualmente a ser obrigado a dormir nu para "garantir a sua segurança e assegurar que está em condições de se apresentar a julgamento".

Vergonha. Suma vergonha.

2 comentários:

PedroS disse...

Bradley Manning foi preso ainda antes da revelação dos telegramas diplomáticos pelos jornais por revelar informação confidencial. Entre esta informação encontram-se relatos relativos à guerra no Afeganistão que incluem nomes de informadores afegãos da ISAF.

Eduardo Freitas disse...

Caro PedroS,

De que é suspeito (e não acusado)Bradley Manning, "sabe-se" o que os jornais dizem.
Do regime prisional a que ele tem estado sujeito sabe-se o que o próprio sistema prisional divulga.
Há uma enorme diferença entre uma coisa e e outra enquanto não houver uma acusação formal ou, pelo menos, a audiência preliminar que, passados 10 meses da sua detenção, ainda nem sequer ocorreu.
A razão de ser do post referia-se segunda questão.