terça-feira, 30 de setembro de 2014

5 minutos de sanidade contra 100 anos de bombardeamentos

Uma brilhante intervenção de George Calloway na Câmara dos Comuns, em 26-09-2014, protestando contra a participação do Reino Unido em mais uma campanha de bombardeamentos no Médio Oriente, agora em pretexto da luta contra uma criatura - o "Estado Islâmico" - criada e alimentada nos bombardeamentos precedentes. O absurdo de mais esta insanidade está também magistralmente enunciada aqui


Via LRC

5 comentários:

Lura do Grilo disse...

Este senhor é um dos que vomita ódio!

Eduardo Freitas disse...

Caro Lura do Grilo,

Em nenhum dos segundos dos 5 minutos do clip - deste clip, pelo menos - dei conta que o orador vomitasse ódio. Como referi, o que ele de facto fez foi articular um discurso sensato e, a meu ver, essencialmente verdadeiro usando um tom veemente, mas sempre educado. Não estará a tomar o mensageiro por outras posições que tenha manifestado noutros contextos e a ignorar o conteúdo da mensagem (desta mensagem) que ele foi agora portador?

Saudações,

Eduardo Freitas

Lura do Grilo disse...

Não julgo um homem por cinco minutos de vida mas sim pelo seu percurso e consistência. O Sr Galloway é um homem indiferente aos maiores massacres recentes desde que feitos pelos seus:
http://inruins.wordpress.com/2009/03/25/debunking-the-galloway-smear-campaign-galloway-supports-sudans-genocidal-dictator/
https://www.youtube.com/watch?v=Ode_f92c9lc

é além disso um típico nazi
http://rt.com/uk/179508-uk-discrimination-jewish-gaza/

Eduardo Freitas disse...

Caro Lura do Grilo,

Tenho que lhe repetir que o interessa aqui é o conteúdo da mensagem, não quem a veiculou. Afinal de contas, não pretendi entronizar ninguém.

Far-me-á a justiça de reconhecer, por exemplo, que a crítica veemente que com frequência tenho veiculado no blogue contra o comportamento dos Estados Unidos e da NATO na Ucrânia, em nada legitima a inferência de um qualquer meu apoio à actuação de Vladimir Putin, em particular no plano interno russo.

Recuso pois, terminantemente, a adopção da doutrina de que "quem não está por nós, está contra nós" até porque tenho bem presente a personalidade que há 13 anos a invocou e as consequências horríveis que daí resultaram e perduram até hoje sem fim à vista.

Em qualquer caso, logo que possa, não deixarei de consultar os links que enviou pois devo dizer que a sua insistência me provocou alguma curiosidade quanto ao "currículo" do sr. George Calloway.

Saudações,

Eduardo Freitas

Lura do Grilo disse...

Também não pretendo seguir "quem está por nós está contra nós", até que um deles recomendava "acusem os outros de estarem a fazer o que nós fazemos".

Julgo que Al-Capone na grande depressão distribuía alimentos e Madre Teresa também distribuiu: para os alimentados será igual. No entanto faço uma distinção entre ambos: o primeiro roubava e matava e a segunda pedia e dava o que era seu. Para a comunidade como um todo não eram iguais.

Quanto ao Iraque divido-me. Os problemas no médio-oriente foram todos gerados por Carter.

Quanto à Ucrânia massacrada por uma fome comunista que causou 6 milhões de mortos, pela invasão Nazi, pelas perdas em combate contra os nazis (pois parte do exército vermelho na frente de combate eram ucranianos), tendo presenciado o esmagamento da democratização da Hungria e da Checoslováquia com os tanques e enforcamentos soviéticos, depois de ser desprezada e servir de celeiro de trigo para os russos é natural que queira afastar-se de um mau vizinho.

Quanto ao Sr Galloway há muita ... mas mesmo muita coisa.