Há longos meses que vimos sendo informados de uma iniciativa muito cara à Ministra da Educação, Isabel Alçada. Refiro-me ao "Projecto Metas de Aprendizagem para a Educação Pré-Escolar e para o Ensino Básico". Iniciado há um ano atrás, o projecto viria a ser apresentado publicamente numa conferência de imprensa no dia 14 de Setembro último. Abaixo se intercala o video dessa apresentação.
Porque, por vezes, é difícil seguir o discurso da senhora Ministra dada a sua muito particular gramática discursiva, aqui deixo link para a transcrição parcial desse mesmo discurso em boa hora divulgada no De Rerum Natura.
Entretanto, foi ontem publicado no DR, 2ª Série, Nº 1 de 3 de Janeiro de 2010, o parecer do Conselho Nacional da Educação (CNE) sobre as ditas Metas de Aprendizagem que, assim o reafirma o CNE, são parte integrante de uma tal "Estratégia para o Desenvolvimento de um Currículo Nacional do Ensino Básico e Secundário". Embora esta estratégia exista, assim nos afiança o preâmbulo do parecer, ela não foi ainda(?) divulgada, apesar de envolver “uma reorganização e clarificação da globalidade das prescrições e orientações curriculares” na sequência dos processos de mudança curricular iniciados em 2001, como se refere no texto de apresentação do Projecto(!).
Se alguém entende isto então confesso não fazer parte dos eleitos.
As Metas,
a) São "referentes" de gestão curricular;
b) Destinam-se em primeiro lugar ao trabalho dos professores que deverão/poderão utilizá-las para melhor "focalizar" o seu ensino, isto é, são facultativas;
O Reitor assinala as principais conclusões a retirar. Uma treta irrelevante. E cara, claro está.
Se alguém entende isto então confesso não fazer parte dos eleitos.
As Metas,
a) São "referentes" de gestão curricular;
b) Destinam-se em primeiro lugar ao trabalho dos professores que deverão/poderão utilizá-las para melhor "focalizar" o seu ensino, isto é, são facultativas;
O Reitor assinala as principais conclusões a retirar. Uma treta irrelevante. E cara, claro está.
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