segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O mercado de rins: a razão moral

«O Prof. James Stacey Taylor sustenta que, havendo livre vontade entre adultos conscientes, a compra e venda de rins deve ser permitida. E ao invés de enumerar argumentos teóricos complexos para sustentar este ponto de vista, mais valerá olhar para as histórias humanas para concluir por que deve o mercado de rins ser permitido. Peter Randall, por exemplo, tornou-se famoso, em 2003, por ter posto um dos seus rins à venda no eBay. Procurava desse modo angariar fundos para o tratamento da sua filha de seis anos de idade, Alice, que sofria de paralisia cerebral.

Um mercado de rins permitiria a pessoas como Peter vender o seu rim legalmente e em condições de segurança. Por outro lado, um mercado de rins permitiria aos directamente interessados comprar um rim e assim ultrapassar o sofrimento causado pela diálise.

Alguns poderão aceitar os argumentos precedentes mas sentem que o dom da vida é demasiado precioso para que se lhe fixe um preço. No entanto, quando os rins são ilegais, como agora sucede nos Estados Unidos, todos  os envolvidos numa operação de transplante são pagos, à excepção do doador do rim. Segundo o Prof. Taylor, tal indica algo de errado. A venda de rins deve ser permitida, assim como a venda de todos os outros produtos e serviços médicos. Proibir a venda de rins significa que pessoas como a Alice não receberão o tratamento de que necessitam para além de também assegurar que milhares de pessoas irão sofrer com a diálise incapacitante.»

Sem comentários: