domingo, 1 de janeiro de 2012

Péssimo começo

O Diário de Notícias informa-nos que a partir de hoje irá adoptar o novo acordo (?) ortográfico acompanhando a decisão estatal de o aplicar a toda a documentação oficial.

Não tenciono seguir pelo mesmo caminho e a razão não reside na mera preguiça em mudar o cabeçalho do blogue (o que de resto se traduziria numa enormidade inaceitável). Considero o acordo (?) uma perfeita inutilidade. Vasco Graça Moura, na sua crónica da 4ª feira passada, resumia assim o extraordinário resultado obtido com o dito:
O resultado está bem à vista: o status quo ortográfico, no universo da língua portuguesa, vai manter-se com três grafias oficiais e divergentes: a portuguesa propriamente dita, a vigorar plenamente em Angola e Moçambique; a brasileira propriamente dita, institucionalizada e praticada no Brasil desde há décadas; e, last but not least, a imbecil, utilizada e imposta em Portugal por políticos que não sabiam nem sabem o que estão a fazer, que atropelaram a Constituição e a Lei e que só fazem jus ao qualificativo de irresponsáveis sem escrúpulos.

3 comentários:

RioD'oiro disse...

:)

O espetador também não ficava mal.

Os ideólogos la língua precisavam umas quantas farpas.

Terá havido alguma coisa que os cretinos se tenham esquecido de avacalhar?

Anónimo disse...

E se fosse útil já faria sentido?

Vasco disse...

É menos um jornal para ler. Mais tempo fica para outras coisas. Espero que o Graça Moura deixe de escrever nele.