sexta-feira, 15 de abril de 2011

A reposição da verdade e a exposição da mentira

Gabriel Silva, em grande forma, num post memorável que transcrevo na íntegra:
Não é verdade que José Sócrates seja o candidato a primeiro-ministro pelo PS. Ele disse há poucos dias que «não estava disponível para governar com o FMI». E toda a gente sabe que ele não mente.

Não é verdade que Portugal tenha recorrido a um pedido de ajuda externa. O primeiro-ministro disse há dias que o país não precisava de ajuda externa. E toda a gente sabe que ele não mente.

Não é verdade que governo falhará mais uma vez os objectivos do déficite. Nem que tal falhanço se deva ao chumbo do PecIV. O governo no próprio programa do PEC IV esclareceu que este era só marketing junto dos mercados, pois «O Governo mantém a convicção de que as medidas já adoptadas [no início de 2011] permitirão atingir a meta de redução de défice que está prevista.». E toda a gente sabe que o governo não mente.

Não é verdade que tenha sido este governo a solicitar um pedido de ajuda externa à União Europeia, pois Teixeira dos Santos disse há dias que «o Governo não está em condições para solicitar ajuda externa” e nem tem poderes para o fazer.». E toda a gente sabe que o ministro não mente.

Não é verdade que Portugal tenha dificuldade de pagamento dos seus compromissos dentro de semanas. O primeiro-ministro disse há dias que «temos dinheiro suficiente». E toda a gente sabe que o primeiro-ministro não mente.

Não é verdade que Portugal tenha recorrido a qualquer fundo de resgate. O primeiro-ministro disse há dias que «Portugal não precisa de aderir a nenhum fundo de resgate». E toda a gente sabe que o primeiro-ministro não mente.

Não é verdade que seja preciso negociar novas medidas de austeridade, porque o primeiro-ministro disse há dias que «os objectivos para 2011 vão ser alcançados, porque todas as medidas para este ano estão tomadas». E toda a gente sabe que o primeiro-ministro não mente.

Sem comentários: