quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A infindável tragédia da Grécia

Ao fim se semanas de maratonas negociais, de "semi-acordos", de "iminentes pactos" e de vários acordos desmentidos, num infindável jogo de póquer e muitos bluffs à mistura, eis que foi anunciado um acordo entre os principais partidos gregos e a troika relativamente às condições de acesso a um novo bailout.

Vamos ver. Por um lado, o texto do memorando terá ainda que ser sujeito à apreciação no parlamento e, por outro, e talvez mais importante, espera-se a realização de eleições legislativas já em Abril próximo (e se bem conhecemos a volubilidade dos partidos gregos...). Tudo isto num quadro em que a agitação social não só não pára como parece até agravar-se.

Por tudo o que se passou nestes quase dois anos, suspeito que muita água haja ainda que correr debaixo das pontes gregas. Especialmente - como Ambrose Evans-Pritchard ontem fazia notar -, com as receitas fiscais gregas a caírem em Janeiro deste ano, face ao mês homólogo de 2011, em 7%  quando o orçamento previa um acréscimo de 9%!!! Em particular,  quanto se assiste às receitas do IVA a diminuírem uns catastróficos 18,7% pouco tempo depois (Setembro de 2011) de a taxa sobre os bens alimentares e bebidas ter passado dos 13% para os 23%!

ACTUALIZAÇÃO: depois do anúncio que Governo grego fecha acordo eis que, segundo a AP, o ministro das Finanças alemão terá afirmado que Greek deal on spending cuts appears to not yet fulfill bailout conditions... pelo que [a]inda não é hoje que se decide segundo pacote de ajuda à Grécia. Mas parece que não é grave segundo o Sr. Juncker. Podemos estar descansados, pois.

Sem comentários: