domingo, 4 de setembro de 2011

Parábola do nosso tempo

Por Christopher Booker (tradução minha):

«[Uma] pequena parábola do nosso tempo é a história da recusa da Suécia em alugar o seu mais poderoso quebra-gelos [o Oden] para ajudar os Estados Unidos no abastecimento à sua base [científica] de McMurdo na Antárctica. Os suecos disseram a Hillary Clinton que precisam do Oden em casa, após dois anos de gelo anormalmente espesso no Inverno que provocaram enormes perturbações e mesmo a paragem do tráfego marítimo no norte do Báltico. Os americanos têm contado com os serviços do Oden desde há cinco anos, porque, como revelado pelo blogue Autonomous Mind, deixaram degradar a sua frota própria de quebra-gelos, acreditando que o aquecimento global os tornaria desnecessários.

As nações do Báltico, incluindo a Suécia, a Rússia, a Finlândia e a Estónia, perceberam agora que precisam de todos os quebra-gelos que consigam obter, para evitar a repetição do horror da Primavera passada, quando mais de 100 navios ficaram presos em placas de gelo anormalmente vastas e espessas em ambas as extremidades da Rússia.

Enquanto isso, a BBC - como de costume, no auge do degelo de Verão do Árctico - tagarela acerca dos navios que navegam entre a parte superior da Rússia e do Canadá, e que em breve o gelo irá desaparecer completamente. Enfiada dentro da sua estranha bolha, a BBC parece ignorar que os navios pudessem fazer isto há 70 anos atrás, antes de "aquecimento global", e que a verdadeira história é a crise criada pelo retorno maciço, em dois Invernos sucessivos, de gelo ao Golfo da Finlândia e ao Mar de Okhotsk.»

Sem comentários: