Por razões que não vêm agora ao caso, tenho vindo a aperceber-me pessoalmente de uma multiplicidade de adolescentes, inteligentes e provenientes de famílias funcionais cujos pais são até licenciados, que se encontram numa situação de ignorância gritante em disciplinas cujo saber se constrói necessariamente de modo cumulativo, ano após ano.
Nos casos a que me refiro, há um padrão que se repete, quase na perfeição: de um momento para o outro, os pais dão-se conta que os seus filhos, alunos com um percurso continuado de (aparentes) boas notas no Básico (4's e 5's), sinal aparente de que não existiriam problemas, afinal quase nada sabem. De Português, de Inglês e, claro, de Matemática. Como o problema se arrasta há anos, a Escola não tem, agora, meios para lidar com situações desta natureza. A única resposta resposta possível, para aqueles que ainda conseguem, passa pelo recurso às aulas particulares, ou seja, às "explicações".
Os preços de mercado, do informal claro está, no que respeita à Matemática, são surpreendentes: pelo menos 30€/hora no Secundário mas não são incomuns tarifas que atingem os 50€/hora. Dizem-me que não se verificou nenhuma descida generalizada de preços, como talvez se pudesse supor no meio da crise que atravessamos, pelo que só consigo interpretar tal situação como mais um sinal do descalabro de muitas das escolas públicas, acelerado pela saída recente, por reforma antecipada, de muitos professores da "velha guarda".
Mas agora, na pessoa do professor Vítor Pereira, e a título gratuito, ainda que apelando a doações, está sendo construída uma resposta na internet para a Matemática (facebook) e, pelo que leio, a convidar outros colegas a produzirem conteúdos para outras disciplinas para além da Matemática. Excelente exemplo de serviço público! Sem extorsão e com qualidade!
Os preços de mercado, do informal claro está, no que respeita à Matemática, são surpreendentes: pelo menos 30€/hora no Secundário mas não são incomuns tarifas que atingem os 50€/hora. Dizem-me que não se verificou nenhuma descida generalizada de preços, como talvez se pudesse supor no meio da crise que atravessamos, pelo que só consigo interpretar tal situação como mais um sinal do descalabro de muitas das escolas públicas, acelerado pela saída recente, por reforma antecipada, de muitos professores da "velha guarda".
Mas agora, na pessoa do professor Vítor Pereira, e a título gratuito, ainda que apelando a doações, está sendo construída uma resposta na internet para a Matemática (facebook) e, pelo que leio, a convidar outros colegas a produzirem conteúdos para outras disciplinas para além da Matemática. Excelente exemplo de serviço público! Sem extorsão e com qualidade!
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