sábado, 4 de fevereiro de 2012

Políticas activas de promoção do desemprego (3)

Com chamada à primeira página do caderno principal ("caixa" reproduzida da imagem à direita), o Expresso dá a contar a Eva Monteiro, licenciada em Filosofia, 26 anos de idade e (sem surpresa) desempregada,  a sua história: tentando aumentar as suas hipóteses de conseguir um emprego,  mas também por convicção e gosto, pretendeu tirar um curso profissional de Mecânica. Ocorre que está impedida de o frequentar pelo facto de as "regras" o impedirem. Eva Monteiro também sofre do conhecido pecado de ter "habilitações a mais" para frequentar um curso profissional.

O actual apparatchik que preside à monstruosidade conhecida por IEFP (Instituto de Emprego [?] e Formação Profissional [?]), Octávio de Oliveira, confirma a coisa ao comentar o caso de Eva Monteiro (itálicos meus): "[e]stamos a falar de alguém em quem a sociedade já investiu, e utilizando recursos na sua valorização. É uma questão de equidade e gestão de meios". Portanto, a culpa é da Eva, que ela a carregue, pois então! Depois, magnânimo e compassivo, lá adianta que "[admite] que deva ser equacionada e pensada. É um problema que até há pouco tempo não a tinha a dimensão que hoje tem". Salve!!!

Meus amigos, "[o]u damos cabo do Estado social ou ele dá cabo de nós"! Fujamos de todas as "agendas", "pactos" e políticas de "promoção do emprego e crescimento" elas sim autênticos alçapões e armadilhas de desemprego. Veja-se, por exemplo, o que o governo do PS fez, e que o actual do PSD e CDS manteve, quanto ao regime assassino que impuseram sobre os trabalhadores independentes.
________________________
Leitura complementar: desemprego jovem

Sem comentários: