quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O escrito do senhor general

Não tenho particular admiração pela instituição militar mas não me custa "revelar" que leio sempre com atenção os escritos do general Loureiro dos Santos. Acho, em particular, de leitura muito relevante o seu artigo no Público de ontem cujo título "À terceira oportunidade, uma Europa alemã?".

Loureiro dos Santos, a certa altura, e contra a opinião mainstream, avança a seguinte hipótese :
E se afinal a chanceler Angela Merkel não for a líder tão fraca que os restantes líderes da UE e os outros chefes de governo pensam que é? (...)

Recordamo-nos que Helmut Kohl teimou, contra tudo e contra todos, alcançando a reunificação da Alemanha, veementemente detestada por Mitterrand e Thatcher (agora, há quem lhes dê razão), e Schröder impôs em Maastricht que o peso alemão se deslocasse do da França (deitando às malvas o tão badalado eixo franco-alemão) nas votações da UE por maioria relativa. Por  que razão Merkel não deveria ter preocupações idênticas e não haveria de conduzir uma política que, na linha dos seus antecessores, entregue a Berlim o poder de ditar a sua vontade aos outros estados europeus?

Olhada por este prisma, a estratégia de Merkel tem sentido. A sua orientação incorpora a preocupação central de atrasar as decisões sobre as medidas a tomar, sempre que se torna necessário desatar cada um dos sucessivos nós que vão levando os parceiros da União à urgente necessidade de serem ajudados (no que a Alemanha tem a última e decisiva palavra), "esticando a corda" o mais possível, gerando ansiedade nas opiniões públicas e provocando normalmente a escalada dos juros das dívidas entretanto contraídas pelo Estado em causa. Este "esticar de corda" mantém-se sempre até à situação em que os parceiros, de tão desesperados que estão, se sujeitam a aceitar todas as condições que Berlim quiser impor, em contrapartida dos biliões de euros com que paga a submissão admitida por quem precisa.

Desta forma e com uma estratégia surpreendentemente astuciosa, aparentando indecisão e fraqueza, o que Merkel está realmente a tentar fazer é (...) procurar atingir o objectivo que nem o Kaiser nem Hitler conseguiram alcançar: posicionar-se como a sexta grande potência mundial do próximo futuro com assento no restrito grupo de governo mundial, o que só será possível se a sua vontade política se alargar incontestada a todo o continente europeu ocidental, até às praias do Mediterrâneo e do Atlântico.
Nem mais! E para os que reclamam a falta de "estatura" de Merkel, uma bofetada parece-me pouco.

Sem comentários: