sexta-feira, 27 de abril de 2012

E quanto é que vamos pagar pela coisa?

Como noticia o i, "[a] EPAL quer saber quais as mudanças a que terá de se adaptar, decorrentes das alterações climáticas, com previsível diminuição da quantidade de chuva, e pediu ajuda aos cientistas para preparar o seu sistema de abastecimento de água".

"Segundo Maria João Cruz, uma das coordenadoras do projecto AdaptaClima-EPAL (...) os cenários elaborados para as possíveis situações devido à mudança do clima apontam para reduções da precipitação entre 16% e 28% e aumento da temperatura, tanto máxima como mínima, de dois ou três graus, até final do século." 

Consultando o site do projecto, pode ler-se (realces e itálicos meus):
«Há actualmente um amplo consenso científico de que as alterações climáticas provocadas pela intensificação antropogénica do efeito de estufa se irão agravar ao longo do século XXI. Um dos sectores mais vulneráveis às alterações climáticas nos países do sul da Europa é o dos recursos hídricos. Nos últimos 40 anos observou-se já, nesta região, uma ligeira tendência de diminuição da precipitação média anual e uma tendência mais clara de aumento da variabilidade da precipitação acumulada no inverno, com maior frequência de invernos muito secos e invernos muito chuvosos. As projecções até ao final do século, obtidas com os vários modelos climáticos globais disponíveis, são concordantes no que se refere a uma intensificação das tendências referidas
Fantástico, não é? E quanto a consenso científico, não tem de facto havido outra coisa ultimamente...

1 comentário:

JPRibeiro disse...

AdaptaClima. Só o nome diz tudo. Estupidez, burrice, ignorância, em estado puro.
(as alterações climáticas tem ciclos de milhões de anos. Quantos anos pensa a EPAL que vai durar?)